A partir de que idade e com que frequência é recomendado rastreamento de dislipidemia para a população adulta?

| 28 janeiro 2010 | ID: sofs-3660
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH:
Graus da Evidência:

De acordo com o U.S. Preventive Task Force (USPSTF), é recomendado rastreamento para dislipidemias a partir dos 35 anos para homens e 45 anos para mulheres.
Homens com idade entre 20 e 35 anos e mulheres com idade entre 20 e 45 anos que apresentem um único dos fatores de risco abaixo descritos para doença coronariana, também devem ser rastreados:

Os exames usualmente solicitados para rastreamento de dislipidemia são Colesterol Total e HDL. Na presença de exame com valores alterados, recomenda-se repeti-lo em outra ocasião. A média dos dois exames deve ser usada para fins de avaliação de risco.
O USPSTF recomenda que o rastreamento seja repetido em intervalos de 5 anos. No entanto, intervalos menores podem ser considerados para indivíduos em que os níveis estivessem no limite do normal e intervalos maiores para aqueles com níveis normais em mais de uma ocasião.


Bibliografia Selecionada:

  1. U.S. Preventive Services Task Force. Screening for lipid disorders in adults [Internet]. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; 2009 [cited 2010 Jan 27]. Disponível em: http://www.ahrq.gov/clinic/uspstf/uspschol.htm Acesso em: 28 janeiro 2010.