Existe algum medicamento que possa ser utilizado em pacientes prostatectomizados com disfunção erétil?

| 25 junho 2009 | ID: sofs-657
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

Acredita-se que em torno de 80% dos casos de disfunção erétil ocorrem em virtude de causas orgânicas e o restante tem origem psicológica. A maior parte dos casos de disfunção erétil são multifatoriais e secundárias a alguma doença, stress, trauma (tais como: lesão medula espinhal, cirurgia pélvica e prostática), ou efeito adverso de medicações que interferem com os fatores neurológicos, endócrinos, vasculares e musculares necessários para ereção normal.
Uma revisão sistemática incluindo um subgrupo de análise de homens com história de prostatectomia radical ou câncer de próstata evidenciou que o uso do sildenafil foi superior quando comparado ao placebo em relação à melhora da disfunção erétil. A melhora da disfunção erétil ocorreu em 48% dos pacientes que utilizaram sildenafil e em 10% dos que fizeram o uso de placebo (RR 3,8 IC95% 1,6 – 9,5). Outro Ensaio Clínico Randomizado, subseqüente, em homens com disfunção erétil após terem realizado radioterapia para câncer de próstata, evidenciou que o grupo tratado com sildenafil obteve melhores resultados quando comparado ao grupo que fez uso de placebo após seis semanas de tratamento.
Dessa forma, conclui-se que o uso de sildenafil está indicado para pacientes com disfunção erétil, desde que os pacientes não apresentem comprometimento nervoso pelo procedimento prévio e nem contra-indicações ao uso da medicação. As contra-indicações incluem: uso por homens para os quais o intercurso sexual é desaconselhável devido a fatores de risco cardiovasculares, pessoas com problemas hepáticos severos, pessoas com problemas renais severos, hipotensão, infarto recente ou desordens hereditárias degenerativas da retina.


Bibliografia Selecionada:

  1. Fink HA, Mac Donald R, Rutks IR, Nelson DB, Wilt TJ. Sildenafil for male erectile dysfunction: a systematic review and meta-analysis. Arch Intern Med. 2002 Jun 24;162(12):1349-60.
  2. Incrocci L, Hop WC, Slob AK. Efficacy of sildenafil in an open-label study as a continuation of a double-blind study in the treatment of erectile dysfunction after radiotherapy for prostate cancer. Urology. 2003 Jul;62(1):116-20. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S009042950300133X. Acesso em: 25 mar 2015