Contato

SOF

O que são e como orientar os exercícios da musculatura pélvica (Kegel)?

| 08 ago 2018 | ID: sof-39952
Esta SOF foi útil pra você?
Reload

Enter the code

Os exercícios da musculatura pélvica também são conhecidos como exercícios de Kegel, são exercícios que fortalecem os músculos que controlam o fluxo de urina e fezes, auxiliando no controle de doenças como incontinência urinária e distúrbios da estática pélvica.

Situações em que os exercícios de Kegel possuem benefícios:
- incontinência de esforço;
- incontinência de urgência;
- prolapso genital;
- pós-cirurgia de câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna.
Tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer os exercícios de Kegel ao parar e reiniciar o fluxo de urina. Esse exercício permite conhecer quais são os músculos corretos que devem ser contraídos, porém o exercício não deve ser realizado continuamente em todas as micções.
As mulheres também podem aprender a fazer os exercícios de Kegel:
- colocar um dedo dentro do canal vaginal, apertar os músculos ao redor do dedo;
- ou simular estar sentada sobre um objeto e tentar “pegar” o objeto utilizando a vagina.
Os homens podem aprender a fazer exercícios de Kegel apertando os glúteos, como se estivessem segurando flatos.
O paciente pode fazer os exercícios em qualquer posição (sentado em uma cadeira ou deitado), não necessita realizá-los somente quando estiver no banheiro.
Deve-se orientar o paciente a contrair os músculos do assoalho pélvico de 8 a 12 vezes por dia e mantê-los contraídos por 6 a 8 segundos.
Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês, porém recomenda-se continuar o exercício por pelo menos 3 meses para avaliar a resposta.

Bibliografia Selecionada

1. Brubaker L. Patient education: Pelvic floor muscle exercises (Beyond the Basics). Waltham (MA): UpToDate, 2016. [acesso em 22 de jun de 2018]. Disponível em: http://www.uptodate.com/contents/pelvic-floor-muscle-exercises-beyond-the-basics
2. Brubaker L. Patient education: Pelvic muscle (Kegel) exercises (The Basics). Waltham (MA): UpToDate, 2016. [acesso em 22 de jun de 2018]. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/pelvic-floor-muscle-exercises-beyond-the-basics
3. Passos E, et al. Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.