Quais os cuidados que os Agentes Comunitários de Saúde podem orientar aos pais de crianças com refluxo gastresofágico?

| 9 junho 2009 | ID: sofs-535
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,
Graus da Evidência: ,

Para evitar ou diminuir o refluxo gastresofágico é importante seguir algumas recomendações.
Medidas Gerais:
Recomenda-se manter a criança em posição vertical após a alimentação (em pé no colo);
Evitar pressionar o abdome na troca de fraldas ou ao abraçar o bebê;
Evitar o uso de roupas apertadas;
Evitar balançar a criança após a alimentação (por ex.; trocar a fralda antes das mamadas);
Manejo Dietético:
Recomenda-se alimentar a criança com volumes menores e com mais frequência. (Grau C)
Trocar uma fórmula láctea por outra não reduz episódios de refluxo;
Se a criança é alérgica a proteína do leite de vaca, a substituição desta proteína por outra reduz os vômitos em 24 horas. (Grau C)
O espessamento da fórmula láctea (deixá-la mais grossa) não reduz os parâmetros do refluxo gastresofágico, mas reduz os episódios de vômitos. (Grau A)
Não se recomenda interromper o aleitamento materno e substituí-lo por fórmulas lácteas espessas.
Quando amamentada ao peito deve-se ter alguns cuidados ao amamentar:

Posicionamento da Criança: Deve-se elevar a cabeceira do leito em 30 graus e manter a criança de barriga para cima (apesar de existir posições em que o refluxo pode melhorar ainda mais, esta é a única que não aumenta o risco de morte súbita).
O número elevado de crianças com episódios frequentes de regurgitação nos dois primeiros trimestres de vida pode ser uma consequência do desmame precoce e da introdução da alimentação artificial, uma vez que o volume oferecido é imposto pelo cuidador, e não necessariamente controlado pela criança por estes motivos cada vez mais devemos incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.


Bibliografia Selecionada:

  1. Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.
  2. Rudolph CD, Mazur LJ, Liptak GS, Baker RD, Boyle JT, Colletti RB, Gerson WT, Werlin SL; North American Society for Pediatric Gastroenterology and Nutrition. Guidelines for evaluation and treatment of gastroesophageal reflux in infants and children: recommendations of the North American Society for Pediatric Gastroenterology and Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2001;32 Suppl2:S1-31.