Contato

SOF

Qual a conduta diante de um resultado de exame citopatológico (CP) somente com células escamosas?

| 22 jan 2019 | ID: sof-41605
Esta SOF foi útil pra você?
Reload

Enter the code

O resultado de exame citopatológico (CP), com esfregaço normal somente com células escamosas não necessita de repetição imediata do exame, deve ser realizado novo CP com intervalo de um ano.

Na próxima coleta, é importante tentar obter uma amostra com todos os epitélios representados. Após dois exames normais anuais consecutivos, o intervalo entre as coletas poderá ser de três anos.
Para garantir boa representação celular, o exame citopatológico deve conter amostra do canal cervical, preferencialmente, coletada com escova apropriada, e da ectocérvice, coletada com espátula tipo ponta longa (espátula de Ayre).

Bibliografia Selecionada

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13). 2013:124p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf
2. Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011:104p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/rastreamento_cancer_colo_utero.pdf
3. Gusso G, Lopes JMC. (Org). Tratado de medicina de família e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2012. v. 2.