Qual o papel do NASF no Programa Saúde na Escola?

| 30 março 2015 | ID: sofs-19585
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial entre educação e saúde que compreende a escola como espaço privilegiado de práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos e doenças, por meio de ações compartilhadas que têm como corresponsáveis atores de ambos os setores (1). Nesse contexto, o NASF pode atuar com as equipes de Saúde da Família (eSF), de maneira integrada e apoiando-as com base nas diretrizes do apoio matricial, compondo ações para faixas etárias e necessidades em saúde variadas. Portanto, no PSE a atuação dos profissionais do NASF deve se dar de maneira colaborativa com as equipes de SF, dividindo a responsabilidade sobre a situação de saúde de seu território (2). São consideradas atribuições dos profissionais do NASF nesse âmbito (2):


Para a realização dessas atribuições, o NASF deve lançar mão das diferentes ações que pode executar na Atenção Básica, pactuando as estratégias que serão utilizadas em conjunto com as equipes apoiadas, visando alcançar o melhor resultado possível no cuidado oferecido aos escolares (1). Entre estas ações podemos citar: atendimentos individuais, grupos, visitas domiciliares, ações de articulação intersetorial e discussão de casos. Os assuntos abordados podem variar, podendo, por exemplo, abarcar temas estratégicos com pais, estudantes e professores das escolas, nos vários ciclos do Ensino Fundamental (1):

Outra possibilidade de organização do PSE é a composição de grupos regulares de escuta de problemas do cotidiano escolar. Tais grupos são formados por profissionais da Atenção Básica (eSF e NASF) e da creche ou escola para debater as problemáticas e definir os encaminhamentos conjuntamente1. Nesses espaços, os profissionais do NASF devem apoiar as equipes de saúde e educação a partir de problemas ou demandas e pactuações conjuntas, em sintonia com as diretrizes estabelecidas para sua atuação na Atenção Básica. (1)

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família Volume 1: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Cadernos de Atenção Básica no 39. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_39.pdf. Acesso em: 08 nov 2014.
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica no 24 – Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. Disponível em http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad24.pdf. Acesso em: 08 nov 2014.

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