Qual o procedimento adequado no combate às escaras em paciente com sequela de AVC?

| 18 dezembro 2009 | ID: sofs-3483
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

O aspecto mais importante no manejo da úlcera de pressão (escara) é procurar prevenir seu surgimento1.
O Agente Comunitário de Saúde pode ter papel fundamental na disseminação da informação de como realizar esta prevenção, orientando tanto pacientes como cuidadores.
Abaixo, reprodução da resposta à pergunta “Como orientar os cuidadores de pacientes acamados na prevenção de úlceras de decúbito?“, retirado do site do Telesaúde RS2
Como orientar os cuidadores de pacientes acamados na prevenção de úlceras de decúbito?

 


Fique Atento: Ao fazer a higiene corporal, evite esfregar a pele com força, pois isso pode romper a pele. Faça movimentos suaves, use pouca quantidade de sabonete e enxágue bem, para que a pele da pessoa não fique ressecada. A pele deve ser mantida limpa e seca para prevenir a maceração porque a pele úmida quebra mais facilmente sob a pressão e forças de deslizamento.
Fique Atento: A escara surge de uma hora para outra e pode levar meses para cicatrizar.

Figura 1
Uma vez frente a um paciente com úlcera de pressão, além das medidas utilizadas para sua prevenção, o uso de materiais especiais (ex: colchão ou almofada “especial” para aliviar pressão) ou curativos podem ser necessários2.
Não é recomendado massagem na área afetada, pois isso pode agravar a lesão2.
Na presença de infecção, a avaliação de um médico ou enfermeiro torna-se importante. O tratamento específico será orientado de acordo com o tipo e localização da úlcera de pressão2

Bibliografia Selecionada:

  1. Pressure ulcers [Internet]. England. NHS Clinical Knowledge Summaries. 2009 [cited 2009 Dec 15]. Disponível em:  http://www.cks.nhs.uk/patient_information_leaflet/pressure_ulcers Acesso em: 18 dezembro 2009.
  2. Duvidas frequentes [Internet]. Telessaúde RS. [citado 2009 Dez 15]. Disponível em: https://www.epi.ufrgs.br/sites/telessauders/teleconsultoria/Duvidas%20Frequentes/duvidas/duvida_353.html Acesso em: 18 dezembro 2009.