Contato

SOF

Quanto tempo após o parto a mulher pode realizar o exame de citologia oncótica?

| 20 fev 2018 | ID: sof-37350
Esta SOF foi útil pra você?
Reload

Enter the code

Para as mulheres que se encontram no período pós-parto, recomenda-se a realização da citologia oncótica e outros procedimentos para acompanhar alterações no colo do útero 90 dias após o parto. Estudos revelam que no período da gestação algumas lesões de colo do útero tendem a permanecerem estáveis e até regredirem no período pós-parto.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Cancer (INCA), a citologia oncótica deve ser oportunizada sempre que a mulher procura a Unidade de Saúde seguindo a rotina de rastreamento citológico: exame citopatológico (mulheres de 25 a 60 anos) uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos.(1)
Atributos da APS
A sensibilização das mulheres para a realização do exame de citologia oncótica seguindo a rotina de rastreamento indicada pelo Ministério da Saúde faz parte das ações rotineiras da equipe de saúde que através da vinculação interpessoal (longitudinalidade do cuidado) consegue desenvolver práticas de saúde mais efetivas e ligadas às reais necessidades das usuárias, alcançando assim melhores resultados em saúde e uma atenção básica cada vez mais resolutiva.

Bibliografia Selecionada

1. Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Diretrizes_rastreamento_cancer_colo_utero.pdf