Contato

SOF - Áreas Temáticas

Apoio ao Tratamento Assinar Feed RSS

Qual a orientação para a terapêutica farmacológica de abscesso oral na puérpera?

A melhor opção de antibiótico para puérpera durante a lactação são os antibióticos mais empregados em odontologia, como as penicilinas, a eritromicina e a clindamicina, que são excretados no leite materno em baixas concentrações(1). Sendo que seu uso é compatível com o aleitamento materno (1,2).

Qual o tratamento para Malária?

O tratamento da malária é realizado em regime ambulatorial, com medicações antimaláricas que são fornecidas gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato1.

Qualquer pessoa pode realizar a doação de sangue?

Não. Quem pode doar são as pessoas com peso de no mínimo 50 quilos, entre 18 e 69 anos. Entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue. Não podem doar, pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, as […]

Quais são as causas e quando devemos tratar a hipertrigliceridemia?

Casos leves (entre 150 e 199 mg/dL) a moderados (entre 200 e 999 m/dL) estão relacionados à dislipidemia poligênica e a hábitos de vida. Casos graves (entre 1000 e 1999 mg/dL) e muito graves (acima de 2000 mg/dL) podem dever-se a causa secundária ou dislipidemia primária de padrão familiar.

Como tratar asma durante a gestação?

O tratamento não difere de quando a paciente não está gestante. É preferível manter os medicamentos que já estavam em uso, caso a resposta seja favorável.

Quais as medicações utilizadas para o tratamento do herpes zoster não complicado?

O tratamento do herpes zoster inclui dois aspectos principais: o uso de antivirais e o manejo da dor. O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.

Pode-se usar betabloqueador em paciente com asma?

Em geral, não se recomenda o uso de betabloqueadores em doenças que cursam com broncoespasmo, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). História de broncoespasmo relacionado ao betabloqueador é contraindicação absoluta ao uso.

Pode-se utilizar inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA) como captopril ou enalapril ou bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA) como losartana em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica com albuminúria ou associada a diabetes tipo 2?

O uso de inibidores da ECA e BRA não é contraindicado em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica com albuminúria ou associada a diabetes. Pelo contrário, nesses pacientes, essas medicações podem e devem ser utilizadas, pois diminuem a excreção urinária de proteínas e retardam a progressão da doença renal.

Contato domiciliar de paciente bacilífero previamente tratado para tuberculose tem indicação de quimioprofilaxia (tratamento para infecção latente)?

Não existe indicação de tratamento de infecção latente de tuberculose (ILTB) em pacientes tratados previamente para tuberculose.

Como iniciar o alopurinol em pacientes com crises recorrentes de gota?

O alopurinol deve ser iniciado entre 2 a 4 semanas após resolução da crise, sempre acompanhado de tratamento preventivo para novos episódios de artrite com colchicina, anti-inflamatórios não esteroides (AINES) ou corticoides. Isso está indicado para evitar novas crises secundárias à variação dos níveis séricos de ácido úrico no início do tratamento.