Contato

SOF - Áreas Temáticas

Saúde Bucal Assinar Feed RSS

Qual medicação utilizar nos casos de pulpotomia em dentes decíduos?

O MTA apresenta resultados clínicos e radiográficos significativamente mais satisfatórios em relação aos demais materiais1. A preservação da vitalidade pulpar e indução da formação de dentina reparadora podem ser alcançadas com o uso do hidróxido de cálcio ou do MTA2.

Como orientar jovens adultos com transtornos mentais de comportamento atendidos pelos Centros de Apoio Psicossocial em relação ao cuidado com a saúde bucal?

Existem vários recursos metodológicos (canais de comunicação) a serem utilizados, além da palestra, como teatros, filmes, música, materiais ilustrativos, objetos concretos, entre outros4.

Quais os cuidados que a Equipe de Saúde Bucal (ESB) deve ter ao atender pacientes com hanseniase sem adesão ao tratamento?

Durante o atendimento odontológico, a Equipe de Saúde Bucal (ESB) deve usar os equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e máscaras, durante procedimentos de rotina. Considerando-se o fato de os cirurgiões-dentistas usarem o EPI e de os indivíduos em tratamento deixarem de ser casos contaminantes1, o risco de transmissão do bacilo ao Cirurgião Dentista […]

Como trabalhar a educação em saúde bucal com crianças e adolescentes?

Queluz1, em seu estudo, concluiu que os programas educativos em saúde bucal que aplicam metodologia participativa têm fundamental importância na mudança de hábitos de higiene bucal em crianças e adolescentes, independentemente de sua inserção social. Aqueles ancorados em palestras e instruções apenas teóricas tem impacto limitado.

Para iniciar o tratamento odontológico do paciente com sífilis é preciso aguardar o término do tratamento da doença?

O acesso ao cuidado médico e odontológico ao portador de sífilis deve ser garantido em toda e qualquer fase de seu tratamento, visando acompanhar seu estado de saúde geral e promover os cuidados necessários ao seu bem-estar.

Quais os limites seguros de pressão arterial para realizar procedimentos odontológicos de urgência em pacientes hipertensos?

A situação ideal é sempre atender pacientes com níveis de pressão arterial (PA) normalizados (PA ≤ 140/90mmHg).

Quais as melhores técnicas para obter cooperação do paciente infantil (portador de síndrome de Down), ao tratamento odontológico; nas primeiras visitas ao dentista?

Para estabelecer um atendimento odontológico tranquilo e seguro para o paciente infantil com síndrome de Down pode-se usar técnicas de condicionamento semelhantes às utilizadas em Odontopediatria durante o atendimento tais como: moldagem ou modelagem do comportamento, reforço positivo, técnica do dizer-mostrar-fazer, dessensibilização, verbalização contínua, imitação, competição e controle de voz.1

Quais as orientações sobre saúde bucal devem ser repassadas para os cuidadores de pacientes com Paralisia Cerebral?

As orientações referentes à saúde bucal que devem ser repassadas aos cuidadores de pacientes com Paralisia Cerebral são as seguintes: colocar pouco creme dental durante a higienização da cavidade bucal(1); utilizar escovas dentais pequenas(1); utilizar toalha enrolada na mão para abrir a boca de pacientes com espasmos musculares, ou abridor de boca confeccionado com espátulas […]

Nos casos de exodontia um fragmento radicular não retirado do alvéolo no período trans-operatório pode desencadear infecção?

O risco de um fragmento radicular desencandear quadros de infecção se apresenta nos casos de fraturas apicais de dentes com necrose pulpar, especialmente quando forem foco de processos infecciosos agudos. É assim devido à contaminação bacteriana que ocorre na intimidade da dentina, ou seja, nos túbulos dentinários. É uma região inacessível aos mecanismos de defesa […]

É possível identificar pela radiografia periapical convencional, possível comunicação buco-sinusal após extração de dente 16 com grande destruição coronária?

A radiografia periapical convencional não é recomendada para isto, pois não é possível precisar se haverá comunicação buco-sinusal devido à imagem bidimensional, com limitações técnicas como sobreposições de estruturas, distorções e magnificação das imagens inapropriada para precisão morfométrica das relações de estruturas anatômicas