Contato

SOF - Áreas Temáticas

Saúde da Criança Assinar Feed RSS

Como lidar com mudanças comportamentais do filho primogênito ao nascimento do segundo filho?

Os profissionais da saúde da Atenção Básica (AB)/Atenção Primária em Saúde (APS) podem auxiliar na preparação com a família para a chegada de novos integrantes, realizando um trabalho de orientação familiar, desde a gestação, contribuindo para a reestruturação familiar necessária com a chegada de um novo integrante. Estimular a conversa com o/a primogênito/a, com explicações […]

Que receitas de xarope caseiro com efeito expectorante podem ser recomendadas para crianças menores de 1 ano?

O uso de plantas medicinais tem se destacado prioritariamente na Atenção Primária a Saúde (APS) por envolver interação entre saberes e parcerias nos cuidados com a saúde(1). No entanto, a utilização dessas plantas medicinais deve ser realizada com cautela, principalmente se tratando de crianças abaixo de um ano, pois a função renal e hepática nesta […]

O bebê com fissuras labiopalatinas pode ser amamentado?

Sim, o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento estomatognático do bebê com fissura labiopalatina, malformação congênita resultante da falta de fusão dos processos embrionários e na deficiência de união das placas palatinas entre a 4ª e 9ª semana de vida intrauterina.

Todas as crianças com bacteriúria assintomática devem receber tratamento ?

Um artigo de revisão concluiu que não há evidência suficiente sobre os danos e benefícios do tratamento da bacteriúria assintomática para permitir a formação de conclusões confiáveis. Parece que o tratamento com antibióticos para a bacteriúria assintomática não traz benefícios às crianças a longo prazo.(1)

O exame para detectar a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD)no teste do pezinho se refere a qual problema de saúde?

O teste para a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) em neonatos pode ser a responsável por detectar icterícia neonatal. Até o momento não faz parte das 6 doenças triadas no Teste do Pezinho e na rotina proposta pelo Ministério da Saúde,que são: Fenilcetonúria Hipotireoidismo congênito Doença falciforme e outras hemoglobinopatias Fibrose cística – A Fibrose […]

Como identificar eventos adversos pós-vacinais em crianças?

Essa diferenciação é difícil de se estabelecer, no entanto, os sinais e sintomas, bem como o estado imunológico do paciente pode ser valioso para a vigilância dos eventos pós-vacinais.

A criança com microcefalia relacionada ao vírus Zika pode apresentar um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

A criança com microcefalia pode apresentar um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor como dificuldades para firmar a cabeça (controle cervical), sentar, engatinhar, andar, fazer transposições posturais, além de atividades como subir, descer uma escada, pular, correr, entre outras. Também podem ter comprometimentos para o desenvolvimento de ações como agarrar, soltar, manipular brinquedos e objetos (1).

Qual o esquema terapêutico para crianças menores de 30 kg com diagnóstico de hanseníase?

O esquema terapêutico para crianças com diagnóstico de hanseníase, considera o peso corporal como fator mais importante do que a idade (1) e a dose dos medicamentos do esquema padrão é ajustada de acordo com a idade e o peso(2).

O uso do ciclo 21 após a amamentação exclusiva por 6 meses pode prejudicar o bebê?

O Ciclo 21 é um contraceptivo oral que combina o componente estrogênico (etinilestradiol) e o componente progestogênico (levonorgestrel), e pertence ao grupo dos contraceptivos orais combinados. Pertence, portanto, ao conjunto de métodos de terceira escolha.(6) Tanto os critérios de elegibilidade médica para o uso de contraceptivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto do CDC […]

Qual a conduta no pré natal para gestante que teve Zika e/ou Chikungunya anterior à gestação?

Uma vez que a mulher tenha apresentado quadro de doença exantemática compatível com Zika previamente à gestação, e que já esteja gestante, as recomendações são aquelas constantes no “Protocolo de atenção à gestante com suspeita de Zika e à criança com microcefalia”¹ ² (A).