Contato

SOF - Áreas Temáticas

Saúde da Mulher Assinar Feed RSS

Gestante contato de tuberculose pode realizar exame de PPD?

Sim, a gestante pode realizar o teste turbeculínico. A gravidez não altera a resposta ao teste tuberculínico, então, toda mulher gestante com suspeita de doença por micobactéria deve ser submetida também a esse teste auxiliar diagnostico, principalmente para os casos de testes terapêuticos ou tratamentos de prova da Tuberculose (TB).

Por que gestantes tem tendência maior para desenvolver anemia?

Na gestação, o volume plasmático é maior em relação ao volume eritrocitário, ocorrendo gradativamente queda do hematócrito, hemoglobina e viscosidade sanguínea, conduzindo a um estado de hemodiluição, caracterizando anemia fisiológica da gravidez. A anemia pode ocorrer por perda sanguínea, destruição excessiva dos eritrócitos ou deficiência de sua produção(1).

Quanto tempo uma mulher pode engravidar após o aborto?

A abordagem mais ampla deve enfocar o Planejamento Familiar pós abortamento. É importante que a mulher esteja ciente que pode estar apta a engravidar em torno de 15 dias após o abortamento. Recomenda-se a abstinência sexual enquanto existir sangramento e que se avalie profundamente o desejo de uma nova gestação e como se organiza a […]

Quais os riscos para uma gestante com 7 semanas com deslocamento subcoriônico e sem sangramento de perder o bebê ?

O deslocamento subcorionico diagnosticado em um exame de ultrassonografia pode caracterizar-se por sangramento genital de pequena intensidade. A evolução em geral é boa e não representa quadro de risco materno ou para o feto. A conduta é conservadora e, basicamente, consiste no esclarecimento à gestante.(1)

Quanto tempo após o parto a mulher pode realizar o exame de citologia oncótica?

Para as mulheres que se encontram no período pós-parto, recomenda-se a realização da citologia oncótica e outros procedimentos para acompanhar alterações no colo do útero 90 dias após o parto. Estudos revelam que no período da gestação algumas lesões de colo do útero tendem a permanecerem estáveis e até regredirem no período pós-parto.

Qual o melhor tratamento para dores abdominais devido a gases em gestantes com 7 semanas?

Descartada outras causas para dores e antes de se propor terapia medicamentosa para flatulências (gases), e respeitando-se as condições culturais e hábitos alimentares da gestante(1), recomendar: • Dieta rica em fibras: frutas cítricas, verduras, mamão, ameixas e cereais integrais; • Aumentar a ingestão de líquidos e evitar (não há restrição absoluta) alimentos de alta fermentação, […]

A falta de menstruação em períodos irregulares em uma paciente de 39 anos pode ser uma menopausa precoce?

A falta da menstruação em mulheres até 40 anos merece uma investigação cuidadosa, pois além de uma possível menopausa precoce ou de insuficiência ovariana, podem haver outras causas para o problema apresentado, e que merecem uma avaliação clínica completa.(¹)

O excesso de peso pode dificultar a mulher a engravidar?

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo. Em mulheres obesas são comuns manifestações como menstruações irregulares e os ciclos anovulatórios o que pode contribuir para diminuir a fertilidade.(1,2,5)

Qual a relação entre os sintomas de dispareunia, dor pélvica e doença inflamatória pélvica?

A dispareunia e a dor pélvica são sintomas bastante comuns e desafiadores do ponto de vista clínico  devido às inúmeras possibilidades de etiologias. Assim, a anamnese e o exame físico são  as principais ferramentas para elucidação diagnóstica (1). As questões fisiológicas, diminuição de estrogênio, posição no ato sexual e outras patologias, dentre as quais situações […]

Quais contraceptivos recomendar quando contraindicados os contraceptivos injetáveis mensais combinados?

Nos casos em que contraindicam os medicamentos injetáveis ​​mensais combinados, são indicados os contraceptivos trimestrais ou exclusivos de progesterona injetável, que contêm acetato de medroxiprogesterona com um depósito de 150 mg, um hormônio semelhante ao produzido pelo organismo feminino e consequentemente pela menor ocorrência dos efeitos colaterais e sua maior eficácia (1). Sendo assim, os […]