Contato

SOF - Áreas Temáticas

Saúde da Mulher Assinar Feed RSS

Qual a diferença entre as formulações de anticoncepcional hormonal combinado oral comparando dosagem de estrogênio e progestagênio e os efeitos colaterais associados?

As formulações de anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO)diferencia-se conforme a distribuição do estrógeno e progestógeno que orienta a ingestão/sequência das pílulas nos diferentes momentos do ciclo de ingestão do AHCO e a dose de estrogênio e tipo de progestagênios que define o número de pílula e tempo da pausa entre as cartelas, visando a menor […]

A suplementação de vitamina K nas gestantes em tratamento para epilepsia deve ser universal?

Não há evidências suficientes para a prescrição de vitamina K durante a gestação em todas as mulheres em tratamento medicamentoso para epilepsia, pois a suplementação de vitamina K na gestante não altera o risco de sangramento no feto.

Quando devemos investigar gravidez antes da reaplicação de medroxiprogesterona trimestral injetável?

Embora os fabricantes da medroxiprogesterona trimestral injetável recomendem como prazo máximo para reaplicação o intervalo de três meses (13 semanas), as evidências disponíveis apontam para segurança anticoncepcional com uso em intervalos de até três meses e 14 dias (15 semanas) sem a necessidade de investigar gravidez.

Qual a conduta quando a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) é administrada durante a gestação?

Nenhuma conduta adicional deve ser realizada. A gestante deverá manter o acompanhamento de pré-natal de rotina na Atenção Primária.

Como tratar a depressão na gestação?

A indicação de tratamento da depressão maior unipolar na gestação é estabelecida conforme a gravidade do quadro depressivo: está indicado psicoterapia em casos leves a moderados (cinco a seis sintomas depressivos e sem sinais de gravidade) e farmacoterapia em casos graves (sete a nove sintomas depressivos). Pacientes com sinais de gravidade, como risco de suicídio […]

É necessário fazer ecografia após colocação de DIU para confirmação de posicionamento?

Não é necessário fazer ecografia transvaginal de rotina para confirmar posicionamento após colocação de dispositivo intrauterino (DIU). As mulheres devem ser orientadas a retornar para avaliação caso percebam febre, dor abdominal, piora da dor pélvica, síncope, sangramento uterino excessivo, suspeita de expulsão do dispositivo, leucorreia malcheirosa ou suspeita de gestação.

História de febre reumática na infância determina alguma conduta específica no pré-natal?

É fundamental o seguimento da gestante de alto risco com avaliações regulares e serviço de cardiologia, que irá avaliar o grau de comprometimento cardíaco e definir o tratamento. Cabe ao profissional da atenção básica, realizar a coordenação do cuidado e dar suporte às necessidades dessa gestante.

Os anticoncepcionais injetáveis mensais combinados são contraindicados na lactação?

O uso de anticoncepcionais injetáveis mensais combinados entre as nutrizes deve ser evitado por pelo menos até o sexto mês após o parto para prevenir os riscos sobre a composição, qualidade e quantidade do leite materno, bem como afetar adversamente a saúde do bebê(1,2).

Quais condutas devem tomadas pela equipe da ESF na APS diante de um caso de aborto retido?

A principal conduta recomendada diante de um caso de aborto retido é o encaminhamento da paciente ao hospital de referência obstétrica, para a realização de curetagem uterina(1,2).

Quais são as recomendações para tratamento de hipotireoidismo subclínico na gestação?

O hipotireoidismo subclínico na gestação é caracterizado por TSH acima do valor de referência para o trimestre da gestação Ehormônios periféricos (T4 ou T4 livre) normais. Recomenda-se tratar gestantes com hipotireoidismo subclínico com: – TSH acima de 10 mU/L; – TSH elevado para o trimestre da gestação e anti-TPO (anticorpo anti-tireoperoxidase) positivo.