Contato

SOF - DeCS Term

Albuminúria Assinar Feed RSS

Pode-se utilizar inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA) como captopril ou enalapril ou bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA) como losartana em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica com albuminúria ou associada a diabetes tipo 2?

O uso de inibidores da ECA e BRA não é contraindicado em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica com albuminúria ou associada a diabetes. Pelo contrário, nesses pacientes, essas medicações podem e devem ser utilizadas, pois diminuem a excreção urinária de proteínas e retardam a progressão da doença renal.

Qual o valor da microalbuminuria em amostra isolada para acompanhamento de lesão renal no paciente diabético, comparado com a microalbuminuria em urina de 24 horas?

O rastreamento de nefropatia diabética deve iniciar preferencialmente pela dosagem de microalbuminúria em amostra isolada de urina, devido à acurácia diagnóstica e facilidade de coleta. Nessa amostra, primeira da manhã ou amostra casual, pode-se medir o índice albumina/creatinina ou apenas a concentração de albumina. Porém, se não houver a comparação com a creatinina, haverá maior […]

Existe alguma diferença entre os IECA (captopril e enalapril, especificamente) em relação à nefropatia diabética em pacientes DM-2 com microalbuminúria?

Não foram encontrados na literatura estudos de adequado rigor metodológico tais como Ensaios Clínicos Randomizados e Revisões Sistemáticas que comparassem o uso do Captopril ao uso do Enalapril, em pacientes diabéticos portadores de microalbuminúria e cujo desfecho principal seria evitar a progressão da nefropatia diabética. A literatura é vasta em relação a esse desfecho, porém […]