Contato

SOF - DeCS Term

Atenção Primária à Saúde Assinar Feed RSS

Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?

A vítima de violência deve ter atendimento priorizado, com garantia de privacidade no atendimento e estabelecimento de relação de confiança e respeito(1). Recomenda-se focar no acolhimento com resposta positiva capaz de minorar danos e sofrimentos às pessoas em situação de violência(2). Para isso, é importante ouvir e estar atendo a comunicações verbais e não verbais(1) […]

A Academia da Saúde, sendo vinculada a uma unidade básica de saúde, pode atender à população adscrita de outra unidade?

O programa Academia da Saúde, criado em 2011, é uma estratégia criada para promover a saúde e a produção do cuidado, se estabelecendo através da implantação de espaços públicos conhecidos como polos do programa Academia da Saúde.

A inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU) na Atenção Básica pode ser realizado por enfermeiro?

A inserção de Dispositivo Intra Uterino (DIU) pode ser realizada por enfermeiro(a) e médico(a)(1). O enfermeiro, após treinamento e cumprindo o disposto na Resolução COFEN nº 358/2009 2, está apto a realizar consulta clínica e a prescrever e inserir o DIU como ações de intraconsulta(3).

Em Grupos de Tabagismo, há limite para a participação de usuários não aderentes?

Não há limite para a participação de usuários em Grupos de Tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde, não sendo identificada uma orientação formal sobre o número de vezes que um usuário pode participar desta atividade. Destaca-se que o tratamento do tabagista que recaiu necessita de mais estudos científicos específicos para essa população(1). Especificamente quanto à […]

Quais as funções do agente comunitário com as mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)?

A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, estabelece a revisão de diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz mudanças relacionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS):

Quais são os itens que compõe os padrões obrigatórios e essenciais para o PMAQ?

Para este ciclo os padrões de acesso e qualidade são classificados como: Padrões Essenciais e Padrões Estratégicos(1). Não existindo padrões classificados como obrigatórios. Abaixo apresentamos um resumo desses padrões:

Como realizar acolhimento em odontologia na Atenção Básica?

As possibilidades de acolhimento são muitas e o importante é que as melhorias sejam feitas com a participação de toda a equipe que trabalha no serviço, se alguns profissionais não apresentam as habilidades requeridas, sugiro que sejam planejadas atividades que possibilitem a capacitação dos mesmos para o acolhimento.

Como utilizar o incentivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)?

A utilização dos recursos financeiros do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ deve seguir o que está definido pela Portaria 204/GM de 29/01/2007 (Parágrafo Segundo – Artigo 6º) e pela Portaria nº 2.488/2011 ( Política Nacional da Atenção Básica), considerando que se trata de um componente custeado […]

A Equipe de Saúde Bucal recebe o pagamento do recurso do PMAQ junto a equipe mínima ou é realizado de forma separada?

O incentivo de qualidade é variável e dependente dos resultados alcançados pelas equipes e gestão municipal. Esse incentivo será transferido a cada mês, tendo como base o número de equipes cadastradas no programa e os critérios definidos em portaria específica do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)(1).

No PMAQ, a premiação da saúde bucal será paga de forma separada da equipe mínima de saúde da família?

A Portaria n. 562, de 4 de abril de  2013, define o valor mensal integral do incentivo financeiro do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), e o determina como Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável). Dessa forma o repasse, ao ser PAB variável […]