Anti-depressivos são eficazes para dor neuropática

| 11 dez 2014 | ID: poems-32

Área Temática:

Questão Clinica:

Anti-depressivos são eficazes para dor neuropática?
Resposta Baseada em Evidência: Ambos, anti-depressivos tricíclicos(TCAs) e venlafaxina proporcionam alivio da dor neuropática (NNT*=3.6 e 3.1 respectivamente). Este efeito é independente de qualquer efeito da depressão. Existem evidencias muito limitadas que inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) talvez sejam eficazes, mas o número de participantes foi insuficiente para calcular NNTs grande. *NNT=numero necessário para tratar o beneficio de um individuo.

Alertas:

O NNH* para os principais efeitos adversos, definiu como um evento que conduziu para a retirada de um estudo, foi 28 amitriptilina e 16.2 para venlafaxina. O NNH para menores efeitos adversos como: sonolência, tontura, boca seca e constipação foi 6 para amitriptilina e 9.6 para venlafaxina. *NNH=numero necessário para tratar e causar dano a um individuo.
Contexto: Dor neuropática pode ser muito incapacitante, grave e intratável, causando angústia e sofrimento para as pessoas, incluindo disestesia e paraestesia. Por muitos anos anti-depressivos foram usados para controlar a dor neuropática, e são normalmente escolhidos como tratamento de primeira escolha. No entanto não está claro qual anti-depressivo é mais eficaz, como SSRIs e venlafaxina, podem desempenhar um papel no tratamento de dor neuropática e quais efeitos adversos que os pacientes experienciam.

Referencia

Saarto T and Wiffen PJ. Antidepressants for neuropathic pain. Cochrane Reviews 2007, Issue 4. Art No: CD0005454.DOI: 10.1002/14651858. CD0005454.pub 2. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD005454 The review contains 61 trials involving 3,293 participants McAvoy, Brian R. Antidepressants are effective for neuropathic pain. Pearls Numero. 43 fevereiro 2008. Disponível em: http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/pearls/43_Antidepressants%20%20neuropathic%20pain.pdf  

Comentários:

Como as evidencias são muito limitadas que inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) da sua eficácia no tratamento da dor neuropática, em função dos números de participantes ser insuficiente e os tricíclicos tem evidências suficientes para a sua aplicação com custos menores. Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Data de acesso:

Endereço:

http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/pearls/43_Antidepressants%20%20neuropathic%20pain.pdf

Número, Data e Autoria: