Contato

PEARL

Comunicação de riscos personalizados podem ter pequenos efeitos sobre o aumento da absorção de testes de triagem

Área Temática

Questão Clínica

Comunicação de riscos personalizados aumentam uso de testes de triagem por consumidores?

Resposta Baseada em Evidência

Informações personalizadas de risco podem levar a um pequeno aumento nas taxas do uso de testes de triagem como mamografia, mas não existem evidencias suficientes para mostrar se pessoas que recebem as informações personalizadas de risco estão tomando decisões mais bem informadas.

Alertas

Fornecer informações de risco para que as pessoas possam ser mais bem informadas e possam elevar as taxas de participação em testes de triagem. Ex. PSA em homens (esses estudos abrangem homens brancos americanos que atendem a clinicas de solteiros).

Contexto

Pessoas consideram que em participar de testes de triagem podem receber informações sobre riscos gerais de ter doenças ou condições, ou informações que estão adaptadas a sua condição de risco social (informações de risco personalizadas). Informações de risco personalizadas envolvem o cálculo sobre os fatores de riscos dos quaisum individuo está sujeito utilizando a formula derivada de dados epidemiológicos, e apresentando um escore de risco absoluto ou relativo, ou classificando-os em alto, médio ou baixo risco.

Comentários sobre a aplicabilidade do estudo para APS no contexto do SUS, sob o ponto de vista clínico, de gestão da saúde e para o público em geral

Os estudos demonstraram que mesmo com a comunicação de riscos personalizados tem pequenos efeitos sobre o aumento da absorção de testes de triagem e a tomada mais consciente de decisões pelas pessoas envolvidas.

Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Referências bibliográficas

Edwards AGK et al. Personalised risk communication for informed decision making about taking screening tests. Cochrane Reviews, 2006, Issue 4. Art. No.: CD001865. DOI:10.1002/14651858. CD001865. pub2. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD001865

Note: This review contains 22 studies with sizes ranging from 200 to 3152 participants

McAvoy, Brian R. Personalised risk communication may have a small effect on increasing uptake of screening tests. Pearls Numero 37, Novembro 2007. Dispoível em: http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/pearls/37_Personalised%20risk%20communication%20may%20have%20a%20small%20effect.doc.pdf