Medidas de controle do ácaro na poeira doméstica não reduzem os sintomas da asma

| 08 nov 2014 | ID: poems-98

Área Temática:

Questão Clinica:

As medidas de controle de antígenos do ácaro da poeira domiciliar são eficazes em pacientes com asma ácaro-sensível?
Resposta Baseada em Evidência: Medidas para controlar antígenos do ácaro na poeira da casa de doentes asmáticos sensíveis ao ácaro não causaram nenhum efeito sobre o fluxo de pico expiratório, escores dos sintomas de asma, ou uso de medicação. As medidas incluíram acaricidas, capas para colchões, aspiração, ventilação, resfriamento, lavagem, filtração de ar, ionizadores e combinações destas medidas.

Alertas:

Apesar de muitos estudos de qualidade fraca, e a expectativa de exagero no efeito relatado, a revisão não encontrou nenhum efeito nas intervenções. A redução do ácaro foi determinada de diferentes maneiras nos vários estudos.
Contexto: O principal alérgeno da poeira domiciliar vem de ácaros. Métodos químicos, físicos e combinados de redução dos níveis de alérgenos de ácaros são destinados a reduzir os sintomas da asma em pessoas que são sensíveis a ácaros da poeira doméstica.

Referencia

Gøtzsche Peter C, Johansen Helle Krogh. House dust mite control measures for asthma. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 9, Art. No. CD001187. DOI: 10.1002/14651858.CD001187.pub3. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD001187 Esta revisão inclui 54 estudos envolvendo 3.002 participantes. McAvoy, Brian R. House dust mite control measures do not reduce asthma symptoms. Pearl n º 80, agosto de 2008. Disponível em http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/80_house%20dust%20mite%20asthma%20symptoms.

Comentários:

Este estudo tem papel relevante nas orientações oferecidas por profissionais da Atenção Primária a pacientes asmáticos e seus familiares. A ausência de evidências obtidas neste estudo, aponta para a possível ineficácia do controle do ácaro na melhora de sintomas de asma. Assim, a adoção de tais medidas deve ser ponderada junto aos familiares, uma vez que podem provocar restrições domiciliares, algumas onerosas ou que interferem diretamente na dinâmica familiar e, de acordo com o presente estudo, se mostrariam inefetivas para o manejo da asma. Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Data de acesso:

Endereço:

Número, Data e Autoria: