Contato

PEARL

Programas específicos culturalmente para grupos minoritários (minorias) que têm asma melhoram alguns desfechos

Área Temática

Questão Clínica

Quão efetivos são os programas específicos voltados à cultura de minorias para crianças e adultos destes grupos e que têm asma?

Resposta Baseada em Evidência

Comparado a programas genéricos de asma ou cuidado convencional, os programas específicos culturalmente às minorias para crianças e adultos com asma pertencentes a estes grupos são mais efetivos em melhorar qualidade de vida nos adultos e conhecimento sobre asma nas crianças. Estes programas não melhoram significativamente desfechos clínicos como taxas de hospitalização, atendimentos em emergências ou necessidade de corticóides orais.

Alertas

Há dados insuficientes sobre a taxa de exacerbações, ou se os programas específicos culturalmente são benéficos em todos os cenários.A evidência é limitada pelo pequeno número de estudos elegíveis e pela falta de relato de desfechos.

Contexto

Pessoas com asma que vem de grupos minoritários têm piores desfechos e mais atendimentos de emergência. Vários programas são utilizados para educar e dar autonomia à pessoas com asma e estes tem se mostrado capazes de melhorar certos desfechos em asma, como qualidade de vida, medidas de função pulmonar e internações hospitalares. Modelos de cuidado para doenças crônicas em minorias usualmente incluem o foco no contexto cultural dos indivíduos e não só nos sintomas da doença.

Comentários sobre a aplicabilidade do estudo para APS no contexto do SUS, sob o ponto de vista clínico, de gestão da saúde e para o público em geral

Este estudo reforça a importância de:

1) Conhecer melhor as características culturais de minorias, utilizando este conhecimento para aprimorar o cuidado prestado (Competência Cultural)

2) Desenvolver estudos dirigidos para minorias em nosso país.

Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Referências bibliográficas

Bailey EJ et al. Culture-specific programs for children and adults from minority groups who have asthma. Cochrane Reviews 2008, Issue 2. Art. No.:CD006580. DOI:10.1002/14651858. CD006580.pub2. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD006580

This review contains three trials involving 396 participants, aged from 7 to 59 years

Nota: Esta revisão inclui 3 estudos, envolvendo 396 participantes de 7

McAvoy, Brian R. Culture-specific programmes for minority groups who have asthma improve some outcomes. PEARLS No. 92, Julho de 2008. Disponível em: http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/92_Culture-specific%20programmes%20asthma.pdf