Contato

SOF - Teleconsultores

Núcleo de Telessaúde Bahia Assinar Feed RSS

Quais as funções do agente comunitário com as mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)?

A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, estabelece a revisão de diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz mudanças relacionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS):

Quais são os itens que compõe os padrões obrigatórios e essenciais para o PMAQ?

Para este ciclo os padrões de acesso e qualidade são classificados como: Padrões Essenciais e Padrões Estratégicos(1). Não existindo padrões classificados como obrigatórios. Abaixo apresentamos um resumo desses padrões:

Como realizar acolhimento em odontologia na Atenção Básica?

As possibilidades de acolhimento são muitas e o importante é que as melhorias sejam feitas com a participação de toda a equipe que trabalha no serviço, se alguns profissionais não apresentam as habilidades requeridas, sugiro que sejam planejadas atividades que possibilitem a capacitação dos mesmos para o acolhimento.

Por que gestantes tem tendência maior para desenvolver anemia?

Na gestação, o volume plasmático é maior em relação ao volume eritrocitário, ocorrendo gradativamente queda do hematócrito, hemoglobina e viscosidade sanguínea, conduzindo a um estado de hemodiluição, caracterizando anemia fisiológica da gravidez. A anemia pode ocorrer por perda sanguínea, destruição excessiva dos eritrócitos ou deficiência de sua produção(1).

Toda gestante que é portadora de fator Rh negativo necessita tomar a imunoglobulina anti-D?

Para a gestante com fator Rh negativo deverá ser solicitado o exame de Coombs indireto, caso o resultado seja positivo a gestante deverá ser referenciada ao pré-natal de alto risco. Segue o fluxograma de gestante com fator Rh negativo:

O que significa um resultado de citopatológico com Gardnerella vaginalis?

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas. Porém quando ocorre um desequilíbrio nesta flora, ocorre um predomínio desta bactéria; então instala-se um quadro chamado de vaginose bacteriana(1).

Por que o rastreamento do Câncer de Colo do Útero deve ser evitado antes dos 25 anos?

A definição de quais mulheres devem ser rastreadas tem sido objeto de muitos questionamentos. É consenso que mulheres que nunca tiveram relação sexual não correm risco de câncer do colo do útero por não terem sido expostas ao fator de risco necessário para essa doença: a infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV. Em relação […]

É necessário realizar teste de vitalidade em casos de traumatismo dentário envolvendo apenas o esmalte?

O teste de vitalidade pulpar com estímulo frio possui grande valor diagnóstico para confirmação de necrose pulpar em dentes permanentes. Entretanto, tem seu uso limitado nos casos de dentes recém-traumatizados, pois se pode ter uma resposta negativa à vitalidade sem existência de necrose pulpar. Nos casos de dentição decídua seu uso deve ser evitado devido […]

Como utilizar o incentivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)?

A utilização dos recursos financeiros do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ deve seguir o que está definido pela Portaria 204/GM de 29/01/2007 (Parágrafo Segundo – Artigo 6º) e pela Portaria nº 2.488/2011 ( Política Nacional da Atenção Básica), considerando que se trata de um componente custeado […]

A Equipe de Saúde Bucal recebe o pagamento do recurso do PMAQ junto a equipe mínima ou é realizado de forma separada?

O incentivo de qualidade é variável e dependente dos resultados alcançados pelas equipes e gestão municipal. Esse incentivo será transferido a cada mês, tendo como base o número de equipes cadastradas no programa e os critérios definidos em portaria específica do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)(1).