Contato

SOF - Teleconsultores

Núcleo de Telessaúde Bahia Assinar Feed RSS

O que fazer quando um exame citopatológico de colo do útero apresenta o resultado negativo para “representatividade da zona de transformação”?

A repetição do exame é necessária uma vez que o resultado identifica somente a presença de células escamosas e ausência de células glandulares ou metaplásicas, e não se tem todos os elementos para inferir um rastreamento negativo para alterações celulares.

Como deve ser o acompanhamento de uma paciente após o tratamento adequado para sífilis?

Os pacientes infectados devem ser acompanhados da seguinte forma após a realização do tratamento(1):

Pacientes HIV positivo podem tomar a vacina da Hepatite B?

De forma geral, os usuários soropositivos podem receber todas as vacinas do calendário nacional, desde que não apresentem deficiência imunológica importante.

Uma criança com 1 mês e 16 dias de idade, ainda pode se vacinar com a dose da vacina Hepatite B na UBS?

“Crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina hepatite B (recombinante) até 1 (um) mês de idade, não administrar mais essa vacina.”(1)

Qual a técnica adequada para realizar o teste do pezinho?

É necessário escolher um local adequado para a punção, devendo ser numa das laterais da região plantar do calcanhar, local com pouca possibilidade de atingir o osso. Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. […]

O que significa um resultado de citopatológico com Gardnerella vaginalis?

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas. Porém quando ocorre um desequilíbrio nesta flora, ocorre um predomínio desta bactéria; então instala-se um quadro chamado de vaginose bacteriana(1).

Por que o rastreamento do Câncer de Colo do Útero deve ser evitado antes dos 25 anos?

A definição de quais mulheres devem ser rastreadas tem sido objeto de muitos questionamentos. É consenso que mulheres que nunca tiveram relação sexual não correm risco de câncer do colo do útero por não terem sido expostas ao fator de risco necessário para essa doença: a infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV. Em relação […]

É necessário realizar teste de vitalidade em casos de traumatismo dentário envolvendo apenas o esmalte?

O teste de vitalidade pulpar com estímulo frio possui grande valor diagnóstico para confirmação de necrose pulpar em dentes permanentes. Entretanto, tem seu uso limitado nos casos de dentes recém-traumatizados, pois se pode ter uma resposta negativa à vitalidade sem existência de necrose pulpar. Nos casos de dentição decídua seu uso deve ser evitado devido […]

Como implantar o acolhimento com classificação de risco nas unidades de saúde da família?

Após a gestão de saúde e a equipe organizarem um “Protocolo de Acolhimento com classificação de risco para as Unidades de Saúde” é fundamental que a proposta seja submetida ao conselho local de saúde do município e depois de aprovada apresentada para toda a comunidade. A forma de informar e orientar a comunidade pode ocorrer […]

Na relação sexual, após o coito sem o uso do preservativo, com quantos dias o Beta HCG pode positivar?

O beta gonadotrofina coriônica humana (βHCG) pode ser detectado no sangue periférico da mulher grávida entre 8 a 11 dias após a concepção.