Contato

SOF - Teleconsultores

Núcleo de Telessaúde Bahia Assinar Feed RSS

O que fazer diante de um laudo de Papanicolau que apresente amostra parcialmente obscurecida por áreas purulentas?

No caso da “amostra parcialmente obscurecida por áreas purulentas” ela pode ser caracterizada como uma amostra “satisfatória, porém limitada para avaliação” ou uma amostra “insatisfatória” para avaliação. Em ambas as situações há necessidade, o mais breve possível, da repetição do exame, uma vez que o estudo oncológico foi comprometido ou não foi possível a análise, […]

Recém-nascido (RN) com baixo peso pode realizar teste do pezinho?

Os RN com baixo peso ou pré-termo também devem ser triados, embora possam ser mais predispostos a resultados falsos positivos e falsos negativos, os quais serão reavaliados no seguimento com realização de novos testes (caso necessário) e remetidos a protocolos específicos de cada doença. O importante é que se garanta o diagnóstico o mais rápido […]

Quais as orientações de prevenção da doença de chagas?

A prevenção da doença de Chagas se relaciona à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências.

Como é realizado o exame de baciloscopia para hanseníase?

Em pacientes com lesões cutâneas visíveis ou áreas com alteração de sensibilidade, a coleta deverá ser feita em lóbulo auricular direito (LD), lóbulo auricular esquerdo (LE), cotovelo direito (CD) e lesão (L), conforme a figura 1. Nas lesões planas, coletar no limite interno. Nos nódulos, tubérculos e placas eritematosas marginadas por microtubérculos, coletar no centro.

A vacina HPV pode ser administrada no mesmo momento que for administrada a vacina da febre amarela?

Sim. A vacina HPV Quadrivalente (composto pelos tipos de vírus 6, 11,16 e 18) pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas¹.

Qualquer pessoa pode realizar a doação de sangue?

Não. Quem pode doar são as pessoas com peso de no mínimo 50 quilos, entre 18 e 69 anos. Entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue. Não podem doar, pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, as […]

O que fazer diante de um laudo de Papanicolau que apresente áreas com dessecamento?

A mulher deve repetir o exame em 6 a 12 semanas com correção, quando possível, do problema que motivou o resultado insatisfatório2,3

Pacientes que vivem em abrigos de idosos devem receber a vacina pneumocócica 23-valente (Pn23)?

Sim. A pneumocócica 23-valente (Pn23), está indicada para a proteção contra infecções invasivas pelo pneumococo na população indígena e em usuários de 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas (como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso).(¹)

O que fazer quando um exame citopatológico de colo do útero apresenta o resultado negativo para “representatividade da zona de transformação”?

A repetição do exame é necessária uma vez que o resultado identifica somente a presença de células escamosas e ausência de células glandulares ou metaplásicas, e não se tem todos os elementos para inferir um rastreamento negativo para alterações celulares.

Como deve ser o acompanhamento de uma paciente após o tratamento adequado para sífilis?

Os pacientes infectados devem ser acompanhados da seguinte forma após a realização do tratamento(1):