Contato

SOF - Teleconsultores

Núcleo de Telessaúde Sergipe Assinar Feed RSS

Existe outra maneira de acompanhar uma gestante com fator RH negativo, além do Coombs Indireto, para prevenir a Doença Hemolítica Perinatal?

Para o acompanhamento de gestante com o Fator Rh negativo em relação ao risco de Doença Hemolítica Perinatal (DHP), algumas referências indicam também a Pesquisa de Anticorpos irregulares (PAi), já que o Coombs indireto indica apenas a presença de alguns anticorpos antieritrocitários, ao passo que a PAi é capaz de identificar e titular os anticorpos […]

Qual o sistema adesivo deve ser utilizado durante a técnica de dentina úmida?

Durante a utilização da técnica de adesão à dentina úmida os sistemas adesivos mais recomendados são os que contêm em sua composição os solventes álcool ou acetona (1,2,3). A razão do melhor desempenho desse tipo de solvente em dentina úmida é que, após a desmineralização e exposição das fibras de colágeno, estas se mantêm expandidas […]

Quando indicar analgésicos não opióides de efeito anti-inflamatório em Odontologia?

Na Odontologia, os anti-inflamatórios não esteroides são indicados na resolução e tratamento da dor de carácter agudo. Auxilia também no tratamento da dor orofacial de natureza crônica, servindo como coadjuvantes no tratamento da doença periodontal, no tratamento da dor de origem endodôntica e na minimização da dor e do edema decorrente de procedimentos cirúrgicos oro-dentário(1).

Os anticoncepcionais injetáveis mensais combinados são contraindicados na lactação?

O uso de anticoncepcionais injetáveis mensais combinados entre as nutrizes deve ser evitado por pelo menos até o sexto mês após o parto para prevenir os riscos sobre a composição, qualidade e quantidade do leite materno, bem como afetar adversamente a saúde do bebê(1,2).

Quais condutas devem tomadas pela equipe da ESF na APS diante de um caso de aborto retido?

A principal conduta recomendada diante de um caso de aborto retido é o encaminhamento da paciente ao hospital de referência obstétrica, para a realização de curetagem uterina(1,2).

Qual é a toxicidade, o tempo de duração e as indicações e contra indicações de uso do anestésico local Articaína com Epinefrina?

A articaína apresenta toxicidade semelhante à da lidocaína, isto é os níveis plasmáticos para o início de reações tóxicas são de 4,5 μg/mL no Sistema Nervoso Central e de 7,5 μg/mL no sistema cardiovascular. A sobredosagem promove a estimulação inicial do Sistema Nervoso Central, seguida de depressão, convulsão e coma (1).

Existe protocolo de atendimento odontológico para pacientes portadores de anemia falciforme? Quais os cuidados a serem adotados durante o atendimento?

Existe protocolo para o atendimento a pacientes diagnosticados com anemia falciforme e diante da pesquisa realizada foi encontrado o seguinte protocolo:

Que receitas de xarope caseiro com efeito expectorante podem ser recomendadas para crianças menores de 1 ano?

O uso de plantas medicinais tem se destacado prioritariamente na Atenção Primária a Saúde (APS) por envolver interação entre saberes e parcerias nos cuidados com a saúde(1). No entanto, a utilização dessas plantas medicinais deve ser realizada com cautela, principalmente se tratando de crianças abaixo de um ano, pois a função renal e hepática nesta […]

Quais os fatores que levam a redução dos níveis de vitamina D no sangue de pessoas que moram na região Nordeste?

A deficiência de vitamina D tem alta prevalência em vários países do mundo. A exposição aos raios ultravioletas solares (UVB) é essencial para a formação da Vitamina D no organismo humano. A redução da exposição dos indivíduos ao sol é um dos principais fatores de risco para diminuir as taxas de produção de Vitamina D. […]

Quais são as técnicas de condicionamento no atendimento a pacientes odontopediátricos?

Durante o atendimento a pacientes odontopediátricos podem ser utilizadas técnicas não farmacológicas como dizer-mostrar-fazer; controle de voz; comunicação não verbal; reforço positivo; distração; presença/ausência do responsável; estabilização protetora – contenção física (1); mão sobre a boca (desde que com a autorização por escrito dos pais ou responsáveis) ( 2,3); ou ainda ser utilizadas técnicas farmacológicas […]