Contato

SOF - Tipos de Profissional

Agente Comunitário de Saúde Assinar Feed RSS

Camisinha feminina é segura?

Sim. Além da prevenção da gravidez indesejada, o preservativo feminino, se uso perfeito, apresenta eficácia de 95% e de 79% com uso típico. A eficácia contraceptiva do preservativo feminino é provavelmente semelhante à do preservativo masculino.

Como é a forma de contágio da Síndrome Pé Mão Boca?

O contágio ocorre por exposição direta oral, nasal ou conjuntival a secreções orais ou fezes de pessoa infectada, ou exposição indireta a superfície ou objeto contaminado pelo contato com: gotículas aerossolizadas de secreções nasais/orais (saliva, escarro, muco), fluido das bolhas formadas pela Síndrome Pé Mão Boca ou fezes.(1,2,3)

Como implantar o acolhimento com classificação de risco nas unidades de saúde da família?

Após a gestão de saúde e a equipe organizarem um “Protocolo de Acolhimento com classificação de risco para as Unidades de Saúde” é fundamental que a proposta seja submetida ao conselho local de saúde do município e depois de aprovada apresentada para toda a comunidade. A forma de informar e orientar a comunidade pode ocorrer […]

O excesso de peso pode dificultar a mulher a engravidar?

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo. Em mulheres obesas são comuns manifestações como menstruações irregulares e os ciclos anovulatórios o que pode contribuir para diminuir a fertilidade.(1,2,5)

Como orientar o paciente na prevenção de escabiose?

O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC). Caso não […]

Quais são as vacinas que tem o público-alvo ampliado no ano de 2017?

O Ministério da Saúde amplia a vacinação em todas as faixas etárias. Dentre elas, seis vacinas tem o público-alvo ampliado neste ano de 2017 (1): Hepatite A: crianças Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela): crianças Meningocócica C: crianças e adolescentes dTpa (difteria, coqueluche e tétano): gestantes Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba): adultos HPV: meninos, […]

É atribuição do ACS a administração de vitamina A em crianças de 12 à 59 meses de idade?

A suplementação profilática medicamentosa da Vitamina A às crianças de 12 a 59 meses de idade pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício da profissão segundo a Política Nacional de Atenção Básica (1). Dentre as atribuições específicas dos ACS no parágrafo VIII diz “Estar em contato […]

O que é Psoríase Inversa?

A psoríase inversa é uma forma rara de psoríase que afeta entre 3% e 7% dos pacientes com psoríase (1). Atinge principalmente áreas úmidas, menos visíveis (2,3). Caracteriza-se por lesões nas grandes pregas cutâneas, em particular nas regiões inframamária, interglútea, perineal e axilar, que são eritematosas, brilhantes e com pouca ou nenhuma descamação (4).

Quais os cuidados de proteção que o cirurgião-dentista deve ter para atender um paciente soro positivo?

A principal conduta do cirurgião-dentista é a prevenção que é proposta pelas normas universais de biossegurança, com base no princípio de que todo indivíduo pode ser potencialmente portador de doenças infectocontagiosas1.

Uma criança que teve catapora deve receber a vacina tetraviral?

A criança que teve catapora/varicela confirmada produziu anticorpos contra a doença, o que lhe confere imunidade permanente e raramente ocorrerá um segundo episódio de varicela. Dessa forma, ela não necessita receber a dose da vacina contra varicela ou tetra viral (1), devendo ser administrada a dose de tríplice viral.