Contato

SOF - Tipos de Profissional

Agente Comunitário de Saúde Assinar Feed RSS

Lactante que engravida pode continuar amamentando?

Gestação não é contraindicação para amamentação. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se aumentar o aporte calórico e de fluídos.

Quais as possíveis intervenções empregar no manejo de paciente com hábitos de sucção digital e uso de chupeta?

Intervenções em pacientes com hábito de sucção não nutritiva devem incluir o controle de eventuais fontes de estresse e ansiedade na vida da criança, uso de aparelho intrabucal fixo com grade palatina, reforço positivo e reforço negativo, e descontinuação dos comentários dos pais sobre o hábito, nos casos onde esse ato parece reforçar o comportamento.

Quais são as causas e quando devemos tratar a hipertrigliceridemia?

Casos leves (entre 150 e 199 mg/dL) a moderados (entre 200 e 999 m/dL) estão relacionados à dislipidemia poligênica e a hábitos de vida. Casos graves (entre 1000 e 1999 mg/dL) e muito graves (acima de 2000 mg/dL) podem dever-se a causa secundária ou dislipidemia primária de padrão familiar.

Gestantes podem usar repelentes para mosquitos?

O uso de repelentes na gestação é seguro e está indicado como forma de proteção contra picadas de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika Vírus.

O adesivo de nicotina é seguro na cardiopatia isquêmica?

Na abordagem do tabagismo, a reposição de nicotina (adesivo e goma de mascar) é uma terapia segura na grande maioria dos casos, inclusive em pacientes com angina estável.

Como evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti?

As principais medidas para eliminar a formação de criadouros são:

Quais as medicações utilizadas para o tratamento do herpes zoster não complicado?

O tratamento do herpes zoster inclui dois aspectos principais: o uso de antivirais e o manejo da dor. O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.

Pode-se usar betabloqueador em paciente com asma?

Em geral, não se recomenda o uso de betabloqueadores em doenças que cursam com broncoespasmo, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). História de broncoespasmo relacionado ao betabloqueador é contraindicação absoluta ao uso.

Quais as orientações sobre saúde bucal devem ser repassadas para os cuidadores de pacientes com Paralisia Cerebral?

As orientações referentes à saúde bucal que devem ser repassadas aos cuidadores de pacientes com Paralisia Cerebral são as seguintes: colocar pouco creme dental durante a higienização da cavidade bucal(1); utilizar escovas dentais pequenas(1); utilizar toalha enrolada na mão para abrir a boca de pacientes com espasmos musculares, ou abridor de boca confeccionado com espátulas […]