Contato

SOF - Tipos de Profissional

Enfermeiro Assinar Feed RSS

Como lidar com mudanças comportamentais do filho primogênito ao nascimento do segundo filho?

Os profissionais da saúde da Atenção Básica (AB)/Atenção Primária em Saúde (APS) podem auxiliar na preparação com a família para a chegada de novos integrantes, realizando um trabalho de orientação familiar, desde a gestação, contribuindo para a reestruturação familiar necessária com a chegada de um novo integrante. Estimular a conversa com o/a primogênito/a, com explicações […]

A inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU) na Atenção Básica pode ser realizado por enfermeiro?

A inserção de Dispositivo Intra Uterino (DIU) pode ser realizada por enfermeiro(a) e médico(a)(1). O enfermeiro, após treinamento e cumprindo o disposto na Resolução COFEN nº 358/2009 2, está apto a realizar consulta clínica e a prescrever e inserir o DIU como ações de intraconsulta(3).

Como prevenir a retinopatia e outras doenças oftalmológicas em pacientes diabéticos?

Como medidas de prevenção para retinopatia e outras doenças oftalmológicas em pacientes diabéticos deve-se buscar controlar dos fatores de risco, dentre os quais:(1,2)

Quando devo solicitar o Serviço de Atendimento Domiciliar?

A atenção domiciliar é uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. O Serviço de Atenção […]

Como deve ser feita a higienização das máscaras de nebulização?

Os artigos de nebulização são artigos semicríticos, por isso necessitam minimamente sofrer um processo de desinfecção de nível intermediário(1).

Que receitas de xarope caseiro com efeito expectorante podem ser recomendadas para crianças menores de 1 ano?

O uso de plantas medicinais tem se destacado prioritariamente na Atenção Primária a Saúde (APS) por envolver interação entre saberes e parcerias nos cuidados com a saúde(1). No entanto, a utilização dessas plantas medicinais deve ser realizada com cautela, principalmente se tratando de crianças abaixo de um ano, pois a função renal e hepática nesta […]

Que orientações odontológicas os membros da equipe de Saúde podem passar durante a puericultura?

Durante a puericultura toda equipe de saúde deve estar atenta para avaliar quais são os hábitos familiares e estimular, desde o pré-natal, o envolvimento da mãe e dos familiares no cuidado da saúde bucal do bebê (1), assim sendo as ações de cuidado no primeiro ano de vida devem ser realizadas no contexto do trabalho […]

Gestante contato de tuberculose pode realizar exame de PPD?

Sim, a gestante pode realizar o teste turbeculínico. A gravidez não altera a resposta ao teste tuberculínico, então, toda mulher gestante com suspeita de doença por micobactéria deve ser submetida também a esse teste auxiliar diagnostico, principalmente para os casos de testes terapêuticos ou tratamentos de prova da Tuberculose (TB).

Quais são os itens que compõe os padrões obrigatórios e essenciais para o PMAQ?

Para este ciclo os padrões de acesso e qualidade são classificados como: Padrões Essenciais e Padrões Estratégicos(1). Não existindo padrões classificados como obrigatórios. Abaixo apresentamos um resumo desses padrões:

Por que gestantes tem tendência maior para desenvolver anemia?

Na gestação, o volume plasmático é maior em relação ao volume eritrocitário, ocorrendo gradativamente queda do hematócrito, hemoglobina e viscosidade sanguínea, conduzindo a um estado de hemodiluição, caracterizando anemia fisiológica da gravidez. A anemia pode ocorrer por perda sanguínea, destruição excessiva dos eritrócitos ou deficiência de sua produção(1).