Contato

SOF - Tipos de Profissional

Enfermeiro Assinar Feed RSS

Quais estratégias os profissionais da ESF podem seguir para promover o aleitamento materno?

Entre as principais estratégias para a promoção da amamentação na Atenção Primária, destacam-se os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF):

Devemos revacinar crianças que não apresentarem cicatriz vacinal da BCG?

Crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após seis meses, devem ser revacinadas apenas mais uma vez, mesmo que não apresentem cicatriz novamente.

Qual a conduta quando a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) é administrada durante a gestação?

Nenhuma conduta adicional deve ser realizada. A gestante deverá manter o acompanhamento de pré-natal de rotina na Atenção Primária.

É necessário realizar a assepsia da pele para aplicação de medicamento injetável?

Deve-se realizar assepsia da pele antes da aplicação de medicamentos injetáveis, independente da via (intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa), pois o procedimento minimiza os riscos de infecção local ou sistêmica. Essa é a recomendação de protocolos internacionais sobre segurança do paciente.

Quais são as contraindicações para realizar vacina contra febre amarela?

São contraindicações para realização da vacina contra febre amarela: – Crianças menores de 6 meses de idade. – Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza. Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 <200 células/mm3 ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos. – Pacientes […]

Como tratar o granuloma umbilical do recém nascido, na falta do bastão de nitrato de prata?

Para o tratamento do granuloma umbilical, na falta de nitrato de prata bastão, pode ser manipulada solução aquosa com nitrato de prata a 10%. Assim como o bastão, a solução aquosa de nitrato de prata deve ser aplicada por profissional de saúde, na unidade, com o uso de cotonete, 1 a 2 vezes por semana, […]

Qual conduta em relação aos contatos de hanseníase que já tem cicatriz de BCG?

Contato intradomiciliar que comprove ser vacinado com a BCG deve receber uma outra dose, com intervalo  mínimo 6 meses da dose anterior.(1,3)

Pacientes que vivem em abrigos de idosos devem receber a vacina pneumocócica 23-valente (Pn23)?

Sim. A pneumocócica 23-valente (Pn23), está indicada para a proteção contra infecções invasivas pelo pneumococo na população indígena e em usuários de 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas (como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso).(¹)

No acompanhamento de puericultura, qual a conduta para crianças que mesmo vacinadas, não apresentam a cicatriz vacinal da BCG?

A conduta recomendada é a revacinação após 6 meses da primeira dose, sendo que esta revacinação é indicada apenas para crianças menores que 5 anos, ou seja, crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias(1,2). É importante ressaltar que esta revacinação só pode ser feita apenas uma única vez, mesmo que as crianças […]

História de febre reumática na infância determina alguma conduta específica no pré-natal?

É fundamental o seguimento da gestante de alto risco com avaliações regulares e serviço de cardiologia, que irá avaliar o grau de comprometimento cardíaco e definir o tratamento. Cabe ao profissional da atenção básica, realizar a coordenação do cuidado e dar suporte às necessidades dessa gestante.