Contato

SOF - Tipos de Profissional

Enfermeiro Assinar Feed RSS

O que fazer quando um exame citopatológico de colo do útero apresenta o resultado negativo para “representatividade da zona de transformação”?

A repetição do exame é necessária uma vez que o resultado identifica somente a presença de células escamosas e ausência de células glandulares ou metaplásicas, e não se tem todos os elementos para inferir um rastreamento negativo para alterações celulares.

Como deve ser o acompanhamento de uma paciente após o tratamento adequado para sífilis?

Os pacientes infectados devem ser acompanhados da seguinte forma após a realização do tratamento(1):

Os anticoncepcionais injetáveis mensais combinados são contraindicados na lactação?

O uso de anticoncepcionais injetáveis mensais combinados entre as nutrizes deve ser evitado por pelo menos até o sexto mês após o parto para prevenir os riscos sobre a composição, qualidade e quantidade do leite materno, bem como afetar adversamente a saúde do bebê(1,2).

Pacientes HIV positivo podem tomar a vacina da Hepatite B?

De forma geral, os usuários soropositivos podem receber todas as vacinas do calendário nacional, desde que não apresentem deficiência imunológica importante.

Uma criança com 1 mês e 16 dias de idade, ainda pode se vacinar com a dose da vacina Hepatite B na UBS?

“Crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina hepatite B (recombinante) até 1 (um) mês de idade, não administrar mais essa vacina.”(1)

Quais condutas devem tomadas pela equipe da ESF na APS diante de um caso de aborto retido?

A principal conduta recomendada diante de um caso de aborto retido é o encaminhamento da paciente ao hospital de referência obstétrica, para a realização de curetagem uterina(1,2).

Qual a técnica adequada para realizar o teste do pezinho?

É necessário escolher um local adequado para a punção, devendo ser numa das laterais da região plantar do calcanhar, local com pouca possibilidade de atingir o osso. Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. […]

Por que alguns pacientes que tiveram Arbovirose Chikungunya continuam com artralgia por um longo período de tempo?

Os mecanismos fisiopatológicos da dor musculoesquelética e da artrite crônica após infecção pelo vírus da chikungunya são parcialmente conhecidos. Acredita-se que esses sintomas sejam decorrentes do escape precoce do vírus da chikungunya do interior dos monócitos e consequente realocação nos macrófagos sinoviais. Essa hipótese tem sido reforçada pela observação da persistência, por tempo prolongado, do […]

A vacina contra febre amarela pode ser administrada juntamente com outras vacinas?

A vacina contra febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas de vírus vivos atenuados, como a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou a varicela. É necessário estabelecer um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, salvo em situações especiais que impossibilitem […]

Como manejar a interação entre anlodipino e sinvastatina?

Em pacientes que fazem uso de anlodipino e sinvastatina, a dose de sinvastatina não deve ultrapassar 20 mg por dia. Essa restrição deve-se ao risco de elevação do nível sérico de sinvastatina e ao aumento do risco de miopatia, incluindo rabdomiólise. O mecanismo dessa interação é incerto, mas pode envolver competição pelo CYP3A, pois os […]