Em que idade é recomendado o teste clínico para prevenção de câncer de próstata?

Por não haver, até o momento, evidências científicas de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentam sintomas  possa produzir mais benefício que dano, o Instituto Nacional de Câncer recomenda que não se organizem ações de rastreamento para o câncer de próstata e que homens que queiram, espontaneamente , realizar  exames de rastreamento, sejam informados por seus médicos sobre os riscos e benefícios associados a esta prática, e a tomada de decisão seja compartilhada entre o profissional e seu paciente.
Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, se recomenda realizar esses exames a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos mesmos.
Por este motivo, não há consenso quanto à necessidade de se fazer busca ativa em homens com idade superior a 50 anos, visando exclusivamente a prevenção do Câncer de Próstata. No entanto, todo homem nesta idade deve ser orientado a manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico, com o objetivo de melhoria da saúde em geral.
As doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública, não se restringindo apenas a doenças da próstata. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.

Sugestões de promoções de saúde oportuna Acesse o documento Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A Equipe pode organizar um evento  direcionado à saúde do público masculino, com informações sobre alcoolismo, diabetes, elevação do colesterol, acidentes de trânsito , por exemplo. SOF Relacionadas:
  1. Todo homem deve fazer o exame PSA com frequência, mesmo que seja jovem? O PSA é o exame mais indicado para detectar o câncer de próstata?
  2. Como atrair o público masculino para prevenção do câncer de próstata?