A vitamina A pode ser administrada para as crianças que fazem o uso do sachê do Nutrisus?

A criança que recebe a megadose de vitamina A, do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, pode receber o sachê com micronutrientes (NutriSUS).(1)

É importante lembrar que a criança que recebe o sachê de micronutrientes na creche não deverá receber os Suplementos de ferro distribuídos na Unidade Básica de Saúde, para fins preventivos(1).

A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente. Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês (1g) e deverão ser acrescentados e misturados às preparações alimentares, obrigatoriamente no momento em que a criança for comer. Os alimentos podem ser facilmente fortificados em casa ou em qualquer outro local, como por exemplo, nas creches e nas escolas(1). A fortificação com micronutrientes em pó é tão efetiva como a suplementação com ferro no tratamento da anemia, no entanto, possui melhor aceitação em função dos reduzidos efeitos colaterais quando comparado à administração de suplemento ferro isolado. A composição do sachê NutriSUS distribuída pelo Ministério da Saúde apresenta 15 micronutrientes. O quadro a seguir apresenta a composição do produto que será utilizado no Brasil(1):