A Vitamina C, em doses de 200mg/dia ou mais, reduz a incidência, duração e severidade dos episódios de resfriado comum quando usada como profilaxia contínua ou no início dos sintomas?

A suplementação com Vitamina C não reduz a incidência de Resfriado Comum em crianças ou adultos da comunidade e não há embasamento para o uso profilático desta vitamina, independente da dose empregada, com este objetivo. A magnitude de seu efeito profilático na redução da duração do resfriado comum é pequena, a ponto de se questionar sua indicação para uso clínico (1) (Grau de 1A).
A revisão comentada esclarece a dúvida que pode existir entre equipes de APS sobre a indicação desta medicação na prevenção de episódios de resfriado comum, condição bastante prevalente. Também é útil por evidenciar não ser necessária a inclusão da vitamina C na lista municipal de medicamentos.

Sumário das evidências A resposta acima é embasada em uma Revisão Sistemática da Colaboração Cochrane atualizada em 14 de maio de 2007. Esta revisão é restrita a Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) controlados por placebo testando no mínimo 200mg de Vitamina C para profilaxia de Resfriado Comum. 30 ECRs preencheram os critérios de inclusão e entraram no estudo representando um total de 11.350 indivíduos. Os desfechos medidos foram incidência, duração e efeitos adversos, mas severidade não pôde ser adequadamente medida. Dos 11.350 indivíduos, 6.135 usavam Vitamina C por períodos que vão de duas semanas a cinco anos. Não houve diferença significativa na incidência do Resfriado Comum entre os dois grupos (RR 0,96 – IC 95% 0,92 a 1,00). A Vitamina C apresenta benefício estatisticamente significativo no desfecho “duração dos episódios” quando comparado com placebo. Este efeito foi maior nas crianças – 13,6% (IC 95% 5,6% a 21,6%) – do que nos adultos – 8% (IC 95% 3,0 a 13,1%). Sete ECRs investigaram a manifestação de sintomas adversos. Não houve diferença estatisticamente significativa entre para efeitos dos grupos de tratamento e controle.

Bibliografia Selecionada

  1. Hemilä Harri, Chalker Elizabeth, Treacy Barbara, Douglas Bob. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 11, Art. No. CD000980. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD000980&lib=COC Acesso em: 22 out 2007.