Com quanto tempo de evolução da doença, em caso de suspeita de dengue, está indicada a solicitação de sorologia?

A partir do sexto dia do início dos sintomas, faz-se a sorologia pelo Método Enzyme-linked Immunosorbent Assay ( Elisa); detecção de antígenos virais: NS1, isolamento viral, RT-PCR e imunohistoquímica. Devem ser solicitados até o quinto dia do início dos sintomas.

Se positivos confirmam o caso; se negativos, uma nova amostra para sorologia IgM deve ser realizada para confirmação ou descarte.

As sorologias somente atingirão níveis detectáveis após o quinto dia do inicio dos sintomas.(1).Lembrando que para pacientes classificados como grupo A (caso suspeito de dengue, ausência de sinais de alarme, sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais), que são a grande maioria dos casos atendidos no âmbito da atenção básica, os exames específicos para confirmação não são necessários para condução clínica. A realização de exames confirmatórios para este grupo somente deve ocorrer se houver orientação da vigilância epidemiológica local ou em caso de mudança de classificação após reavaliação.