Como controlar os efeitos adversos gastrointestinais da metformina?

A intolerância gastrointestinal associada com o rápido aumento ou início em dose alta de metformina deve ser abordada com a orientação de tomar a medicação com as refeições, escalonar vagarosamente ou prescrever uma formulação de liberação prolongada.
A Associação Americana de Diabetes, juntamente com a Associação Européia para o Estudo do Diabetes, em seu documento de 2006, possui as seguintes recomendações para o uso da metformina:

  1. Iniciar com dose baixa (500 mg), tomando uma ou duas vezes por dia com as refeições (café e/ou janta).
  2. Após 5 a 7 dias, se não houve efeitos adversos, aumentar para 850 ou 1000 mg antes do café ou da janta.
  3. Se aparecerem efeitos adversos com o aumento da dose, pode-se diminuir para a dose prévia mais baixa e tentar aumentar mais tarde.
  4. A dose máxima efetiva geralmente é de 850 mg/dia, com modesta efetividade maior com doses de até 3g por dia. O sintomas gastrointestinais podem limitar a dose a ser utilizada.

Bibliografia Selecionada

  1. Scarpello JH, Howlett HC. Metformin therapy and clinical uses. Diab Vasc Dis Res. 2008 Sep;5(3):157-67.
  2. Nathan DM, Buse JB, Davidson MB, Heine RJ, Holman RR, Sherwin R, Zinman B; Professional Practice Committee, American Diabetes Association; European Association for the Study of Diabetes. Management of hyperglycaemia in type 2 diabetes: a consensus algorithm for the initiation and adjustment of therapy. A consensus statement from the American Diabetes Association and the European Association for the Study of Diabetes. Diabetologia. 2006 Aug;49(8):1711-21. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/32/1/193.long Acesso em: 30 outubro 2009.