Como o Agente Comunitário de Saúde deve orientar o familiar ou cuidador da pessoa com Alzheimer?

A Doença de Alzheimer (DA) é progressiva, ou seja, seus sintomas pioram com o passar do tempo. Infelizmente, não existe cura para a doença até o momento, mas o tratamento pode retardar a progressão dos sintomas. Além disso, algumas dicas podem ser de grande auxílio para a família da pessoa com Alzheimer (vide anexo)(2).
O Agente de Saúde tem papel fundamental no apoio ao portador da Doença de Alzheimer e à sua família. Deve certificar-se de que a pessoa com Alzheimer esteja sendo devidamente acompanhada pela e equipe de saúde e manter-se sempre atento para o risco de maus tratos. Além disso, atenção especial deve ser dada ao cuidador do paciente, que freqüentemente desenvolve deterioração da sua saúde mental e qualidade de vida.
Como o cuidado da pessoa com Alzheimer é muito complexo e singular, optamos por adaptar um material de apoio (arquivo em anexo) a partir de dicas do site da Associação Brasileira de Alzheimer (www.abraz.com.br) que poderá enriquecer as habilidades do Agente Comunitário no cuidado à família, ao cuidador e à pessoa com Alzheimer. Recomendamos fortemente sua leitura.