Como podemos rastrear precocemente gestação em adolescentes?

A Unidade de Saúde pode realizar os testes previstos para a Atenção Primária à Saúde: teste imunológico para gravidez (TIG). Este teste de fácil manejo pela equipe e sem necessidade da adolescente se deslocar a um laboratório pode confirmar a gestação no mesmo momento. Quando positivo, a consulta deve ser realizada imediatamente para não se perder a oportunidade da captação precoce.
Se o TIG for negativo, deve ser agendada consulta para o planejamento familiar, principalmente para a paciente adolescente.
Embora se entenda a necessidade de controle dos insumos dispensados aos usuários, é fundamental que a burocracia não comprometa a qualidade do atendimento. Dessa forma, o acesso aos preservativos e aos testes de gravidez deve ser o mais abrangente e simples possível, favorecendo as ações de contracepção, prevenção das DST e acesso precoce ao pré-natal.

 

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovens: orientações para a organização de serviços de saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2005 [citado 2009 Jul 3]. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/06_0004_M.pdf
  2. Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ. Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.