Como prevenir bolhas no calcanhar de pacientes idosos?

Bolha é a acumulação de fluidos entre as camadas interiores e exteriores da pele. Elas raramente são um problema sério, mas podem infeccionar se não forem tratadas apropriadamente.

Causas – Fricção prolongada entre o pé e a meia, e/ou entre o pé e o calçado, resultam em bolhas.

Prevenção:

  1. Lave os pés diariamente e seque com atenção, especialmente entre os dedos. Antes de banhá-los, teste a temperatura da água com a mão. Evite extremos de temperatura.
  2. Se sua pele é muito seca, aplique um creme hidratante superficialmente.
  3. Inspecione em volta e entre os dedos todos os dias à procura de bolhas, cortes ou arranhões. Use um espelho para facilitar a visualização da sola do pé. Se a sua visão está prejudicada, peça a um familiar que ajude na inspeção.
  4. Nunca caminhe descalço, dentro e fora de casa.
  5. Use meias apropriadas, nunca com dobras e preferencialmente as que não têm costura. Dê preferência para as meias brancas para facilitar a identificação de sangramento ou outras lesões no pé.
  6. Examine o interior do calçado sempre antes de vesti-los à procura de objetos. Nunca use calçado sem meia.
  7. O calçado deve ser confortável no momento da compra. Não espere que ele se molde com o uso, pois isto poderá ocorrer às custas de bolhas ou outras lesões. Obs.: a adaptação de sapatos novos deve ser gradual, usando-os por curtos períodos em cada dia até que estejam confortáveis. Cuidado ao utilizar sapatos que exponham os dedos ou calcanhares, incluindo sandálias.
  8. Procure o médico sempre no caso de cortes, unha encravada, micoses, dores ou inchaço nos pés.

Bibliografia Selecionada

  1. FAJARDO, C. A importância do cuidado com o pé diabético: ações de prevenção e abordagem clínica. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade. Rio de Janeiro: abr.-jun. 2006, 2 (5). Disponível em: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/25/336 Acesso em: 11 mar 2013.
  2. GRUPO DE TRABALHO INTERNACIONAL SOBRE PÉ DIABÉTICO. Consenso Internacional sobre Pé Diabético. Brasília: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, 2001. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/conce_inter_pediabetico.pdf Acesso em: 11 mar 2013.
  3. NAJJAR, E. C. A. Cuidados com os pés para pessoas com diabetes em onze passos: manual de orientações. Editora da Universidade do Estado do Pará. Belém: 2011.
  4. SBD, Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/ Acesso em: 11 mar 2013.