Como proceder se em vigência de Terapia de Reposição Hormonal com estrógenos conjugados houver fluxo menstrual?

Com relação especificamente à pergunta formulada em pacientes em terapia de reposição hormonal (TRH) exclusivamente com estrógenos conjugados e apresentando fluxo menstrual este pode ser interrompido no período de 6 a 12 meses após o início de progestogênio contínuo associado ao estrógeno. Pode-se usar acetato de medroxiprogesterona de 2,5 a 10mg, ciproterona 1 a 2mg, noretisterona 0,7 a 1mg, entre outros, como associação aos estrógenos conjugados.
Entretanto, é importante ressaltar que o uso de estrógenos sem a oposição do progestogênio em mulheres com útero intacto (não-histerectomizadas) aumenta o risco de câncer de endométrio.
Além disso, desde 2002 as indicações de TRH vêm se reduzindo graças aos resultados de vários estudos bem-delineados e naqueles casos individualizados em que se opta por iniciar a TRH ela deve ser mantida pelo mais curto período possível para não se colocar estas pacientes em risco de câncer de mama, AVC, incontinência urinária de esforço e eventos tromboembólicos.

 

SOF relacionadas:
  1. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode ser instituída em Atenção Primária à Saúde?
  2. Os sintomas da menopausa são todos de origem psicológica? Todas as mulheres devem fazer reposição hormonal? Existem plantas medicinais que combatam os sintomas da menopausa?
  3. Pacientes que não estão no climatério e que realizaram histerectomia ou ooforectomia devem receber que tipo de terapia de reposição hormonal?
  4. Quais os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal na menopausa?

Bibliografia Selecionada

  1. Furness Sue, Roberts Helen, Marjoribanks Jane, Lethaby Anne, Hickey Martha, Farquhar Cindy. Hormone therapy in postmenopausal women and risk of endometrial hyperplasia. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 2, Art. No. CD000402. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD000402. Acesso em: 06 abr 2015
  2. Morris EP, Rymer J. Menopausal symptoms. Clin Evid (Online). 2007 Sep 1;2007. pii: 0804.