Como realizar grupo em saúde bucal para crianças?

Os grupos em saúde bucal preconizam a promoção de práticas saudáveis e do autocuidado, intra e extra-clínica, em todas as idades, visando o repasse de informações e/ou orientações sobre cuidados com a saúde bucal, estas ações podem ser realizadas dentro ou fora da Unidade de Saúde.
As estratégias para abordagem do grupo dependem da faixa etária com que estamos trabalhando. Para crianças, pode-se realizar atividades educativas interativas, teatros de fantoches ou palestras com álbum seriado, com linguagem apropriada a cada faixa etária, complementando as atividades com desenhos ou outras atividades lúdicas.
Enfocar temas como dieta, higiene bucal, técnica de escovação e escovação supervisionada, distribuição de folders com orientações em saúde bucal. Este repasse de informações visa o autocuidado e a manutenção da saúde para melhorar a qualidade de vida e deve ser realizada tanto com as crianças quanto para os pais.
Enfatizar para as crianças e pais o uso correto do creme dental na escova (quantidade igual a 1 grão de ervilha) e somente utilizá-lo quando a criança souber cuspir. Realizar a escovação supervisionada, treinando os pais para mantê-la diariamente após as refeições.
A periodicidade do grupo, o número de participantes, o horário e os assuntos devem ser determinados conjuntamente com os integrantes do grupo. Em caso de identificação de necessidades curativas, é indicado o atendimento individual na unidade de saúde.

Bibliografia Selecionada

  1. Zimmerman, David E. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997.