Dormir de barriga para cima é mais seguro para o bebê?

Sim, é mais seguro e recomendável, segundo estudos e o último congresso de pediatria, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano de idade. Algumas dicas importantes para orientar as futuras mamães e as demais cuidadores:

  1. POSIÇÃO CORRETA – Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.
  2. VÔMITO – Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais.
  3. SUPERAQUECIMENTO – Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo.
  4. INCLINAÇÃO – A inclinação da cama não precisa ser maior do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor.
  5. OBJETOS DECORATIVOS – Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (panos ou outros objetos de transição), pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.
MORTE SÚBITA É o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida. FATORES DE RISCO
  • A posição de dormir
  • Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento
  • Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação
  • Falta de aleitamento materno
  • Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos
  • Prematuridade ou baixo peso ao nascer