Durante o acompanhamento pré-natal, quais temas de saúde bucal podem ser abordados em cada trimestre da gestação?

Entre a variedade de temas que podem ser abordados em cada trimestre gestacional, pode-se citar algumas sugestões a partir das dúvidas e conhecimento das gestantes:(1,2,3)

•1º trimestre – temas relacionados saúde bucal e saúde geral; orientações sobre a ocorrência de alterações fisiológicas de interesse odontológico, comuns do período gestacional; orientações sobre hábitos alimentares saudáveis a fim de prevenir a cárie dentária (dieta equilibrada afim de evitar alimentos cariogênicos); orientações sobre higiene bucal, como escovação dentária e uso de fio dental (técnicas e frequência); desmistificação de crenças e tabus; etc.

•2º trimestre – é importante induzir as gestantes a recordarem os temas abordados anteriormente, estimulando perguntas, e a troca de experiências; cuidados quando houver enjoos e vômitos; processo saúde-doença da cárie dentária, gengivites e doença periodontal; aleitamento materno e os benefícios para a saúde geral e bucal do bebê; consumos de medicamentos, fumo e drogas e seus efeitos no desenvolvimento dos dentes e para desenvolvimento fetal; etc.

•3º trimestre – é importante induzir as gestantes a recordarem os temas abordados nos encontros anteriores; reforçar o autocuidado para com a saúde bucal da gestante e os cuidados para com o bebê, enfatizando os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida; a importância de não oferecer chupetas ou mamadeiras; orientar as gestantes a procurarem a unidade para a consulta de puerpério e para o grupo de bebês; etc.

Assim, é importante que os profissionais conheçam as percepções e os saberes das gestantes acerca da saúde bucal, ouvindo suas queixas e dúvidas, crenças e tabus, demonstrando respeito e enfatizando a importância da higiene, estimulando o autocuidado e hábitos de vida saudável na gravidez.(4)

Bibliografia Selecionada

1. São Paulo. Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde CODEPPS. Área Técnica de Saúde Bucal. Nascendo e crescendo com Saúde Bucal: atenção à saúde bucal da gestante e da criança (Projeto Cárie Zero).  São Paulo: 2007:44p. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudebucal/nascendo_cresc_viv.pdf 2. Costa GM. Protocolo de atenção à saúde bucal para gestantes na Equipe da Estratégia de Saúde da Família da “casa da comunidade Serrinha” em Gouveia-MG. Trabalho de conclusão de curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais. Lagoa Santa/MG. 2014:36p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4307.pdf 3. Silva SZO. Pré-natal odontológico: a importância da educação em saúde para a promoção da saúde bucal no período gestacional. Trabalho de conclusão de curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais. Teofilo Otoni/MG, 2013:31p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4144.pdf 4. Brasil. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária. Atenção à saúde da gestante em APS. Org. Maria Lucia Medeiros Lenz; Rui Flores. Porto Alegre:  Hospital Nossa Senhora da Conceição. 2011:236p. Disponível em: http://www2.ghc.com.br/GepNet/publicacoes/atencaosaudedagestante.pdf