Existe cirurgia para cura de Mal de Alzheimer?

O Mal de Alzheimer (MA) é uma das causas mais comuns de demência. Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e pode interferir com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos.
O MA é uma doença sem cura. Existem algumas medicações que podem, às vezes, atrasar o avanço da doença ou resolver alguns sintomas, como agitação, problemas do sono e depressão. O suporte ao paciente e aos familiares é muito importante e pode tornar a vida de uma pessoal com MA mais segura e saudável. (1)
A hipótese de que exista um tratamento cirúrgico para o MA surgiu acidentalmente durante um experimento cujo objetivo original era inibir o apetite de um homem obeso empregando eletricidade. Eletrodos foram inseridos no cérebro do paciente e então ligados. Em lugar de perder seu apetite, o paciente viveu uma intensa experiência de memória. Ele se recordou, em detalhes, de uma cena ocorrida 30 anos antes.
Agora, cientistas estão aplicando a técnica no primeiro teste clínico do tratamento com doentes de Alzheimer, oferecendo a eles uma espécie de “marca-passo” cerebral. (2) Entretanto, trata-se de um tratamento em fase experimental – ou seja, ainda estão observando se essa cirurgia apresenta efeitos colaterais e se pode funcionar em pacientes com MA. O passo seguinte será comprovar que é um tratamento eficaz.
Até lá, nenhuma pessoa que não esteja participando desse estudo pode se submeter a essa cirurgia, pois não há garantia de que é seguro e traga benefícios.

 

Bibliografia Selecionada

  1. JAMA patient page. Alzheimer disease. JAMA. 2001 Nov 7;286(17):2194.
  2. Laurance J. Novas esperanças no tratamento para a memória [Internet]. Rio de Janeiro: Espaço Saúde; 2008 [citado 2008 Jan 30]. Disponível em: http://www.espasaude.com.br/pdf/memoria.pdf.