Gostaria de saber quais os indicadores de saúde bucal serão avaliados pelo PMAQ do 3º ciclo?

O processo de certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) deve ser entendido como um momento de reconhecimento do esforço das equipes e do gestor municipal para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica(1).

Considerando que o conceito de qualidade varia de acordo com o contexto, é esperado que o PMAQ esteja em constante aperfeiçoamento, de modo a contemplar, progressivamente, a diversidade dos cenários em que será implantado e as novas demandas e desafios da Política de Atenção Básica, no contexto de implantação do SUS (Ministério da Saúde).

 

O instrumento de avaliação externa contempla elementos relacionados às características estruturais e de ambiência na Unidade Básica de Saúde e disponibilidade de equipamentos, materiais, insumos e medicamentos que serão observados pelo avaliador de qualidade, assim como elementos relacionados a organização do processo de trabalho que serão verificados mediante entrevista com profissionais de saúde(2). É importante fazer um estudo do Manual para apropriação do conteúdo. Estudar o Anexo B - Ficha de Qualificação dos Indicadores; Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programática; Razão entre Tratamentos Concluídos e Primeiras Consultas Odontológicas programáticas - Páginas (45; 62; 63; 64; 67; 68).