Instrumentos de coleta de citopatológico de colo uterino que melhoram a representatividade de células endocervicais na amostra estão relacionados a maior detecção de atipias celulares?

A combinação de escova e espátula estendida parece ser a melhor combinação em obter esfregaços com células endocervicais, mas nenhum instrumento é capaz de aumentar a detecção de atipias.
O fator mais importante em obter um esfregaço adequado parece ser o treinamento do clínico em realizar o teste acuradamente. A repetição do exame no caso de ausência de células endocervicais não parece justificada frente as evidência atuais. Tais conclusões têm impacto direto sobre a prática em saúde da mulher do médico e da enfermeira de APS. Muitos programas recomendam repetições desnecessárias e gastam com materiais de coleta que não melhoram a detecção de atipias, quando treinar melhor os profissionais que coletam o Papanicolau poderia ser um investimento mais útil.

Sumário das evidências Nenhum estudo mostrou aumento significativo na detecção de atipias no esfregaço obtido com diferentes instrumentos quando comparados a espátula de Ayre. Os ensaios clínicos não conseguiram demonstrar diferença estatística para a associação entre presença e grau de atipias e a presença de células endocervicais. Estudos observacionais mostravam associação entre o grau de atipia e a presença de células endocervicais. Somente um estudo seguiu as mulheres para observar se aquelas com esfregaços com e sem células endocervicais teriam maior incidência de atipias. Este estudo sugere que não houve aumento da detecção de doença em mulheres com esfregaços com células endocervicais.

SOF Relacionadas:

  1. Posso coletar exame citopatológico de colo de útero em gestantes?
  2. Quais vantagens de se utilizar um espéculo descartável para coleta de citopatológico?
  3. Qual é a conduta mais indicada para coleta do citopatológico em mulheres com atrofia do epitélio vaginal?
  4. Qual medicamento indicado para adequar o colo uterino à coleta do citopatológico em pacientes que necessitam de estrogenização, e por quanto tempo deve ser utilizado?
  5. Que ações poderiam aumentar a cobertura de exames citopatológicos de colo uterino, frente ao constrangimento das mulheres em realizar a coleta por profissional do sexo masculino (enfermeiro)?
  6. Qual orientação para coleta de citopatológico de colo de útero em mulheres virgens?
  7. Qual o procedimento adotar em mulheres que se recusam a realizar o exame de Papanicolau?

Bibliografia Selecionada

  1. Martin-Hirsch Pierre PL, Jarvis Gerry G, Kitchener Henry C, Lilford Richard. Collection devices for obtaining cervical cytology samples. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 2, Art. No. CD001036. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD001036