Sim, deve-se encaminhar esta paciente para a colposcopia porque a indicação mais comum de encaminhamento para a colposcopia é um resultado positivo no exame de triagem.
Os achados anormais da citologia costumam deixar a mulher preocupada, assim como ter que se submeter a exame colposcópico.
Vale a pena fazer algumas advertências clínicas. Se o profissional observa características suspeitas no colo uterino, independentemente dos achados da citologia, é aconselhável encaminhar a paciente para um exame colposcópico.
Além disso, a presença de uma área da leucoplasia (hiperqueratose) no colo uterino deve levar a um exame colposcópico, já que a leucoplasia não apenas pode estar encobrindo uma lesão, como também impedir a coleta adequada de amostras citológicas da área.
- A demora de 30 a 40 dias no resultado do exame citopatológico de colo uterino pode determinar um prognóstico de lesões suspeitas de neoplasia intra-epitelial cervical?
- Como devo proceder frente a um laudo de exame citopatológico de colo de útero com metaplasia?
- Devemos recoletar o exame de Papanicolau se o resultado deu ausência de JEC?
- Deve-se repetir o citopatológico quando o resultado contém apenas representação do epitélio escamoso?
- O que significa citólise no resultado do exame de Papanicolau (CP de colo do útero)?
- O que significa metaplasia escamosa imatura no resultado do Papanicolau (CP do colo de útero)?
- O que significa paraceratose no resultado de exame citopatológico de colo de útero?
- Qual a conduta para resultado de epitélio escamoso do citopatológico de colo uterino?
- Qual conduta em pacientes com resultado de citopatológico do cólo uterino evidenciando presença de TORULUPSIS na microbiologia?