O que é cisto de Naboth?

Definição:
Cisto cheio de muco, comumente observado na superfície do colo uterino.
Causas, incidência e fatores de risco:
As glândulas mucosas (glândulas de Naboth) no colo uterino podem ficar cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou passagem da glândula. Conforme as secreções se acumulam, um nódulo arredondado e liso pode se formar sob a superfície do colo do útero e se tornar grande o suficiente para ser visto ou sentido durante um exame. Cada cisto aparece como uma elevação pequena e branca, como uma pústula. Os cistos podem ocorrer isoladamente ou em grupos e, embora não sejam uma ameaça à saúde, são indicativos de infecção passada ou recente ou de irritação no colo do útero. Os Cisto são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos.
Sintomas:
Nenhum sintoma pode ser observado.
Sinais e exames:
O exame ginecológico revela um nódulo arredondado, pequeno e liso (ou um grupo de nódulos) na superfície do colo uterino. Em raras ocasiões, um exame colposcópico se faz necessário para distinguir os cistos de Naboth de outros tipos de lesões cervicais.
Tratamento:
Não é necessário nenhum tratamento. No entanto, os cistos não desaparecem espontaneamente. Eles podem ser curados facilmente por meio de um procedimento chamado  eletro cauterização, que pode ser realizado no consultório médico.
Expectativas (prognóstico):
Esta é uma condição benigna.
Complicações:
Em raras ocasiões, os cistos podem se tornar tão numerosos ou grandes que o colo uterino se torna clinicamente aumentado.

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Nomenclatura brasileira para laudos cervicais e condutas preconizadas: recomendações para profissionais de saúde. 2a ed. Rio de Janeiro: INCA; 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Nomenclaturas_2_1705.pdf. Acesso em: 10 agosto 2009.