O que é Helicobacter pylori?

Helicobacter pylori, também chamada H. pylori, é uma bactéria comumente encontrada nos estômago e está presente em aproximadamente metade da população mundial.
A grande maioria das pessoas infectadas por H. pylori não têm qualquer sintoma e nunca irão desenvolver qualquer problema de saúde. No entanto, sua presença pode estar associada com o surgimento de alguns problemas gastrintestinais como úlceras e, menos comumente, câncer.
Não há clareza do porquê algumas pessoas com H. pylori desenvolvem doenças e outras não.
A transmissão de H. pylori ocorre provavelmente através do consumo de água e alimentos contaminados, sendo sua prevalência (proporção de indivíduos com a bactéria) maior em pessoas de baixo nível socioeconômico.
Os sintomas que podem ser causados pela infecção por H. pylori só ocorrem quando há a presença de úlceras, sejam elas gástricas (estômago) ou duodenais (parte inicial do intestino delgado) ou quando há o desenvolvimento de câncer de estômago.
Não há necessidade de testar todas as pessoas para averiguar a presença de H. pylori. Comumente só necessitam de teste aquelas com presença de úlcera (gástrica ou duodenal) em atividade.
O tratamento pode ser feito com antibióticos, dura de 7 a 14 dias e também só costuma ser realizado nas pessoas com úlcera e com presença da bactéria.
Tanto o diagnóstico como o tratamento deve ser sempre discutido com seu médico.