O que é sinusite? Quais suas causas e sintomas?

A sinusite é uma inflamação do revestimento interno dos seios da face (também chamados de seios paranasais), causada por infecção viral ou bacteriana. Os seios da face são cavidades cheias de ar no interior dos ossos que se localizam ao lado do nariz ou nas maçãs do rosto (vide vídeo  em: http://www.youtube.com/watch?v=xrp1YmJRi80 e figura em  http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_19/cap_213.html) que se abrem na nasofaringe (“cavidade nasal”) e que servem para controlar a temperatura e umidade do ar inspirado que chega aos pulmões.
A sinusite pode ser classificada em:

  • aguda: duração dos sintomas menor que 12 semanas;
  • crônica: duração dos sintomas maior que 12 semanas.

Entre os principais sinais e sintomas, estão:

Outros sinais e sintomas possíveis são:

  • cansaço; – dor de cabeça; – tosse; – halitose (mau hálito); – sensação de pressão nos ouvidos;
  • perda de paladar e olfato; e – sensação de mal estar.

Embora a causa da sinusite, como já mencionado acima, seja uma infecção causada por uma bactéria ou vírus, existem alguns fatores que podem predispô-la:

  • contato com substâncias irritantes aos seios da face: fumo, poluição do ar, agentes químicos (ex: pesticidas), detergentes e desinfetantes usados para limpeza de casa; – alergias: rinite alérgica e asma; – qualquer coisa que cause estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”): traumas faciais e pólipo nasal; e – fibrose cística: condição genética rara.
SOF relacionadas:
  1. Deve-se recomendar o uso de irrigação nasal com soro para tratamento da rinossinusite?
  2. Qual a sensibilidade e especificidade da radiografia de seios da face e da tomografia computadorizada para diagnóstico de sinusite aguda?