O que fazer no caso de avulsão de dente permanente?

| 19 novembro 2021 | ID: sofs-44436
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,

Deve armazenar o dente preferencialmente em leite, ou na impossibilidade deste, em solução salina. O armazenamento em água deve ser evitado. O dente também pode ser transportado na boca, mantendo-o nos lábios ou nas bochechas, se o paciente estiver consciente. Se houver risco de o paciente engolir o dente, é aconselhável que este seja colocado em um dos meios de armazenamento citados; no caso de inacessibilidade a estes, o paciente pode ser instruído a cuspir em um recipiente e colocar o dente dentro até a chegada o mais rápido possível no local de atendimento pelo dentista que irá deixar o dente em um meio de armazenamento enquanto realiza a anamnese e examina o paciente clínica e radiograficamente, a fim de proceder o reimplante do dente traumatizado(1,2).

Se o dente for estocado corretamente ou seco por menos de 60 minutos até a chegada ao dentista, este deverá anestesiar, lavar o alvéolo com solução salina, curetá-lo para remoção do coagulo, facilitando o reposicionamento, que deve ser realizado de forma lenta e com leve pressão digital, além de examiná-lo. Se houver fratura de parede alveolar, deve posicioná-la e, por fim, reposicionar o dente no alvéolo com leve pressão digital. A seguir deverá fazer uma contenção flexível (fio de nylon) por 2 semanas ou rígida por 4 semanas, a depender da ausência ou presença de fratura alveolar, respectivamente.

Se o dente for estocado inadequadamente ou a seco por mais de 60 minutos, deve-se remover cuidadosamente os tecidos moles não viáveis com uma gaze embebida em solução salina estéril.

O tratamento endodôntico deve ser iniciado dentro de 2 semanas após o reimplante e a proteção do paciente contra o tétano deve ser verificada(3).


Caso  o traumatismo tenha ocorrido em locais contaminados, pode ser necessária a remoção de detritos da superfície do dente, devendo este ser suavemente agitado no meio de armazenamento ou enxaguado com solução salina estéril.
O  tempo extra-alveolar do elemento avulsionado em meio seco deve ser avaliado a partir da anamnese, antes de ser reimplantando ou colocado em um meio de armazenamento.

Bibliografia Selecionada:

1. Andersson L, Andreasen JO, Day P, Heithersay G, Trope M, Diangelis AJ, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol 2012;28(2):88-96. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22409417/

2. Adnan S, Lone MM, Khan FR, Hussain SM, Nagi SE. Which is the most recommended medium for the storage and transport of avulsed teeth? A systematic review. Dent Traumatol 2018;34(2):59-70. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29292570/

3. Fouad AF, Abbott PV, Tsilingaridis G, Cohenca N, Lauridsen E, Bourguignon C, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol 2020;36(4):331-34. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32460393/