O que são cáries, como se desenvolvem e quais formas de prevenção em crianças e idosos?

A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque  dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal. Inicialmente, a cárie pode ser identificada através de uma mancha branca na superfície do dente, progredindo para a quebra de uma parte do dente (cavidade de cárie) e em muito casos, quando o tratamento não é realizado, pode existir a necessidade do tratamento do canal do dente e também a extração dentária.
Para prevenir a cárie, devemos realizar uma higiene bucal correta e frequente, reduzir o consumo de produtos contendo açúcar e fazer uso de flúor (presente na água e creme dental). Nos casos onde forem identificadas lesões de cárie, a equipe de saúde bucal deve ser informada.

Sugestões de promoções de saúde oportunas: Além da cárie, a gengivite (sangramento da gengiva) é uma doença da boca muito comum. Para a sua prevenção, devemos realizar a higiene bucal, através da escovação dentária e uso do fio dental, diariamente.

Bibliografia Selecionada

  1. Fejerskov O; Kidd E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. Ed. Santos; 2011.