O que se preconiza nos curativos de úlceras arteriais de membros inferiores em pacientes diabéticos?

Encontramos uma revisão sistemática na base de dados Cochrane que tinha como objetivo principal determinar se os agentes tópicos ou curativos afetavam as taxas de cura de úlcera arterial. Os autores relatam ter encontrado apenas dois Ensaios Clínicos Randomizados que preenchiam os critérios de inclusão, porém os estudos tinham pequeno tamanho amostral. Um dos estudos comparou o uso de ketanserin 2% unguento em polietilenoglicol com polietilenoglicol unguento de forma isolada trocado duas vezes ao dia. Não se observou diferença nos dois grupos em relação à melhora das úlceras. O segundo estudo que foi incluído na revisão sistemática estava relacionado ao controle de úlceras arteriais em pacientes diabéticos e demonstrou que as úlceras tratadas com óleo essencial melhoraram em 176 dias e aquelas tratadas com cuidados convencionais não melhoraram.
A conclusão dos autores é de que as evidências são insuficientes para determinar se a escolha de agentes tópicos ou curativos afetam as taxas de cura de úlcera arterial em membros inferiores.
Outra revisão sistemática encontrada na Cochrane tinha como objetivo avaliar os efeitos de curativos com prata comparado ao uso de agentes tópicos nas taxas de infecção e cura de úlceras de pé pacientes diabéticos. Essa revisão sistemática não encontrou nenhum estudo que preenchesse os critérios de inclusão. Os autores dessa revisão concluíram que apesar do uso corriqueiro de curativos e agentes tópicos contendo prata para o tratamento de úlceras em pacientes diabéticos, não foram encontrados estudos com adequado rigor metodológico que avaliassem a efetividade clínica desses tratamentos.

 

Bibliografia Selecionada

  1. Silver based wound dressings and topical agents for treating diabetic foot ulcers. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 3, Art. No. CD005082. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD005082. Acesso em: 27 maio 2015
  2. Nelson E Andrea, Bradley Matthew D. Dressings and topical agents for arterial leg ulcers. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 3, Art. No. CD001836. DisponÌvel em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD001836. Acesso em: 27 maio 2015