O uso de cilostazol apresenta melhora sintomática comprovada para pacientes com doença arterial periférica? E o AAS?

Dados de múltiplos ensaios clínicos randomizados ou metanálises apontam que o cilostazol (100mg V.O 2x/dia) está indicado como um tratamento eficaz para a melhora dos sintomas e aumento da distância caminhada em pacientes com doença arterial periférica de membros inferiores e claudicação intermitente (na ausência de insuficiência cardíaca). O cilostazol tem propriedades vasodilatadoras e também de inibição plaquetária, mas não se conhece precisamente o seu mecanismo de ação. Um teste terapêutico com cilostazol deve ser considerado em todos os pacientes com claudicação intermitente e limitações das atividades do dia-a-dia (1). Existe pouca informação a respeito da eficácia da inibição plaquetária no tratamento de sintomas de doença arterial periférica. Entretanto, a terapia antiplaquetária está indicada para reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico ou mortes por causas cardiovasculares em indivíduos com doença arterial periférica aterosclerótica de membros inferiores (1). A aspirina, em doses diárias de 75 a 325mg é recomendada como um agente terapêutico seguro e eficaz (A). Em casos onde haja contraindicação, o clopidogrel (75mg) é uma alternativa à aspirina, (1).

SOF relacionadas:

  1. Quais as contra-indicações para o uso de Ácido Acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares?
  2. O uso concomitante de AAS reduz o tempo para início do efeito antidepressivo da Fluoxetina?
  3. Qual a melhor opção para prevenção secundária de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico: Ácido Acetilsalicílico ou Clopidogrel?
  4. Qual a dose ideal de Ácido Acetilsalicílico (AAS) para prevenção primária ou secundária de eventos cardiovasculares?
  5. Há indicação do uso de ácido acetil salicílico (AAS) para gestantes com risco de pré-eclâmpsia?
  6. AAS X AAS + Clopidogrel. Qual o melhor tratamento para prevenção secundária do AVC isquêmico?