Qual medicamento indicado para adequar o colo uterino à coleta do citopatológico em pacientes que necessitam de estrogenização, e por quanto tempo deve ser utilizado?

A estrogenização do colo do útero preferencialmente deve ser feita através do uso de medicamento tópico por um período de sete dias consecutivos, com a coleta do “exame preventivo do câncer de colo do útero” (CP) ocorrendo três a sete dias após o término da estrogenização (1). Não foram encontrados estudos mostrando vantagem de um tipo de estrogênio tópico em relação a outros para fim de redução da sintomatologia resultante da atrofia vaginal (2).
No entanto, em nosso meio, uma boa opção é o uso de creme vaginal de uma grama de Estrogênio conjugado 0,625mg/grama aplicado uma vez por noite (ao se deitar) por sete dias. Cremes vaginais de Estriol ou Estradiol são alternativas.
SOF relacionadas:
  1. Quais vantagens de se utilizar um espéculo descartável para coleta de citopatológico?
  2. Posso coletar exame citopatológico de colo de útero em gestantes?
  3. Instrumentos de coleta de citopatológico de colo uterino que melhoram a representatividade de células endocervicais na amostra estão relacionados a maior detecção de atipias celulares?
  4. Qual é a conduta mais indicada para coleta do citopatológico em mulheres com atrofia do epitélio vaginal?
  5. Que ações poderiam aumentar a cobertura de exames citopatológicos de colo uterino, frente ao constrangimento das mulheres em realizar a coleta por profissional do sexo masculino (enfermeiro)?
  6. Qual orientação para coleta de citopatológico de colo de útero em mulheres virgens?
  7. Qual o procedimento adotar em mulheres que se recusam a realizar o exame de Papanicolau?
 

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da saúde. Instituto Nacional de Câncer. Nomenclatura brasileira para laudos cervicais e condutas padronizadas. 2a ed. Rio de janeiro: INCA; 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Nomenclaturas_2_1705.pdf Acesso em 1 dez 2010.
  2. Suckling Jane A, Kennedy Ray, Lethaby Anne, Roberts Helen. Local oestrogen for vaginal atrophy in postmenopausal women. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 4, Art. No. CD001500. DOI: 10.1002/14651858.CD001500.pub4. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD001500 Acesso em 1 dez 2010.