Pode retornar ao trabalho um paciente assintomático com resultado IgM e IgG positivos, que era sintomático no momento da aplicação da primeira dose da vacina contra Covid?

Na avaliação para o retorno ao trabalho, deve-se considerar os critérios clínico/epidemiológico e laboratorial, respectivamente. Portanto, antes de retornar ao trabalho será necessário repetir a sorologia.

Poderá liberar o retorno se o trabalhador estiver assintomático (sem usar antitérmico) após 72 horas, entre 7 a 10 dias do início dos sintomas e apresentar RT-PCR negativo. Se apresentar sorologia positiva para IgA ou IgM, deve manter o trabalhador afastado por 14 dias.

Para os casos leves, poderá seguir as orientações de isolamento social e repouso, hidratação, alimentação adequada, analgésicos e antitérmicos. O trabalhador deverá ser afastado pelo prazo inicial de 14 (quatorze dias) ou até completar os procedimentos diagnósticos. Deverá ser emitido o atestado para o trabalhador e para os integrantes de seu núcleo familiar/ contactantes; fazer acompanhamento e orientar a busca de atendimento em pronto-socorro de hospital de referência caso apresente dispneia.