Posso coletar exame citopatológico de colo de útero em gestantes?

De acordo com o Departamento de Atenção Básica (Grau D), no caso de mulheres grávidas, não se deve perder a oportunidade para a realização do rastreamento do câncer de colo de útero. (1)
O exame pode ser feito em qualquer período da gestação, preferencialmente até o 7º mês. Não está contraindicada a realização do exame em mulheres grávidas, porém a coleta deve ser feita com a espátula de Ayre e não usar escova de coleta endocervical, independente da idade gestacional.
SOF relacionadas:  
  1. Instrumentos de coleta de citopatológico de colo uterino que melhoram a representatividade de células endocervicais na amostra estão relacionados a maior detecção de atipias celulares?
  2. Quais vantagens de se utilizar um espéculo descartável para coleta de citopatológico?
  3. Qual é a conduta mais indicada para coleta do citopatológico em mulheres com atrofia do epitélio vaginal?
  4. Qual medicamento indicado para adequar o colo uterino à coleta do citopatológico em pacientes que necessitam de estrogenização, e por quanto tempo deve ser utilizado?
  5. Que ações poderiam aumentar a cobertura de exames citopatológicos de colo uterino, frente ao constrangimento das mulheres em realizar a coleta por profissional do sexo masculino (enfermeiro)?
  6. Qual orientação para coleta de citopatológico de colo de útero em mulheres virgens?
  7. Qual o procedimento adotar em mulheres que se recusam a realizar o exame de Papanicolau?