Quais alimentos devem ser consumidos para prevenção da osteoporose?

A alimentação tem papel fundamental para prevenção e controle da osteoporose. O consumo excessivo de sal e de carnes vermelhas está relacionado ao maior risco de osteoporose. Este é mais um motivo para orientar o consumo moderado de carnes vermelhas, sal e alimentos processados com alto teor de sódio. Os nutrientes mais diretamente associados com a prevenção da osteoporose são o cálcio e a vitamina D.
A vitamina D está presente em alimentos como leite e seus derivados, e nos ovos, mas a sua melhor fonte é a exposição ao sol (antes das 10 horas e após as 16 horas). O consumo de cálcio deve ser estimulado durante a infância e adolescência para que haja uma boa formação do tecido ósseo, essencial na prevenção da osteoporose.
A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados, porém para o adulto deve ser incentivado o consumo desses alimentos desnatados, para não exceder o consumo de gordura animal. Vale ressaltar que a prática de atividade física também aumenta a absorção de cálcio.
Alguns alimentos ricos em cálcio (que devem ser consumidos diariamente) são: brócolis, repolho, couve, tofu (queijo de soja), castanhas, agrião, noz, grão de bico, farinha de soja, peixes e frutos do mar, além do leite e derivados (queijo, iogurte e coalhada) (1).

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília: Ministério da Saúde; 2008. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ; (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno, No 9). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf Acesso em:10 fevereiro 2010.